O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Samara Furtado Carneiro para exercer o cargo de ouvidora da Anvisa, com mandato de três anos. O decreto de nomeação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/7), também foi assinado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A farmacêutica Samara Furtado Carneiro, servidora da Secretaria de Saúde do DF, foi coordenadora-geral do Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Ela tem MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Faculdade Maurício de Nassau (PB) e pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB).
Samara é ocupante do cargo efetivo de farmacêutica/bioquímica há cerca de 20 anos. Exerceu diversas funções na Secretaria de Saúde do DF, entre as quais se destacam a de diretora de Assistência Farmacêutica e de coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços de Saúde. Também passou pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, onde ocupou o cargo de coordenadora-geral do programa, em 2022.