Você sabia que a subnotificação de reações adversas a medicamentos (RAM) pode comprometer a identificação de sinais importantes, afetando a segurança do uso dos medicamentos? Estima-se que apenas 5 a 10% das RAM sejam notificadas, o que representa um grande desafio para a farmacovigilância e para o controle sobre a segurança no uso de medicamentos.
A Universidade Federal da Paraíba, sob orientação do Prof. Dr. Gabriel Freitas está conduzindo uma pesquisa para entender melhor o conhecimento dos farmacêuticos sobre os aspectos relacionados à farmacovigilância e identificar os principais entraves para a notificação de RAM.
Em 1976, William Howard Wallace Inman apresentou uma lista de sete atitudes relacionadas às causas da subnotificação, conhecidas como “os sete pecados capitais”. Queremos ouvir de você, farmacêutico, quais são esses entraves e a fim de tentarmos estabelecer formas de superá-los juntos!
Sua participação é fundamental para melhorarmos a segurança no uso de medicamentos e garantirmos um balanço apropriado entre riscos e benefícios.