Farmácia Popular é apoiado por 86% dos brasileiros e já beneficiou mais de 70 milhões de pessoas
DE ACORDO COM LEVANTAMENTO DA GENIAL/QUAEST, PROGRAMA TEM OS NÍVEIS MAIS ALTOS DE ACEITAÇÃO ENTRE AS INICIATIVAS DO GOVERNO FEDERAL

O programa Farmácia Popular é um dos mais conhecidos e aceitos pela população brasileira. É o que aponta pesquisa da Genial/Quaest, que ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 8 de julho. De acordo com o levantamento, ele é o programa do governo federal com os níveis mais elevados de aceitação, sendo apoiado por 86% dos entrevistados.

Criado em 2004, a iniciativa já beneficiou 70 milhões de pessoas em todo o Brasil. Para celebrar o marco de duas décadas de funcionamento, o Ministério da Saúde passou a oferecer, a partir da quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população. Com isso, remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite também poderão ser retirados gratuitamente em todo o país. A expectativa é que, pelo menos, 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam impactadas.

"São 20 anos de um programa criado pelo presidente Lula em seu primeiro mandato. Quando falamos do Farmácia Popular, estamos falando dos cuidados com as pessoas, de um Brasil bem cuidado, que é a orientação maior do presidente: governar é cuidar. O Farmácia Popular é o SUS mostrando esse cuidado", ressaltou a ministra Nísia Trindade, durante o anúncio de novas medidas do programa, esta semana.

O Farmácia Popular está presente em 85% das cidades brasileiras — o que representa 4,7 mil municípios — com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados e capacidade para atender a 96% da população.

15/07/2024 14:11