Projeto aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara, que ainda vai ser examinado pela Comissão de Constituição e Justiça, propõe a instalação de UBS Geriátricas em cidades com mais de 10 mil habitantes. O autor da proposta, deputado Padovani (União-PR), aponta para o rápido envelhecimento da população brasileira e afirma que é preciso cuidar mais das pessoas. Ele lamenta que, enquanto a recomendação da Organização Mundial de Saúde seja de um geriatra para cada 2 mil habitantes, o Brasil só tenha um profissional dessa especialidade para cada 12 mil habitantes.
O parlamentar ressalta que o parâmetro de 10 mil habitantes foi estabelecido com base na premissa do Ministério da Saúde de uma UBS para cada 4 mil pessoas – assim, a especializada seria a terceira unidade do município.
Padovani salienta que a UBS Geriátrica receberia mais recursos e teria uma equipe multiprofissional, incluindo, por exemplo, os cuidados com a saúde mental e um farmacêutico, que teria uma farmácia básica no local. A intenção é promover a prevenção de doenças e o tratamento contínuo dos pacientes, evitando a troca de profissionais que acontece em uma UBS tradicional durante o acompanhamento da saúde dos idosos.