Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no SUS são mais uma vitória para a profissão
A PORTARIA GM/MS N.º 4.379, DE 14 DE JUNHO DE 2024, BUSCA GARANTIR UM ATENDIMENTO MAIS SEGURO, EFICIENTE E ACESSÍVEL PARA TODOS

A partir de agora, os farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde tem um documento oficial do Ministério da Saúde para nortear o cuidado à saúde dos usuários do sistema.

A Portaria GM/MS n.º 4.379, de 14 de junho de 2024, busca garantir um atendimento mais seguro, eficiente e acessível para todos. A portaria estabelece as Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no âmbito do SUS.

O cuidado farmacêutico é uma abordagem do farmacêutico junto com os profissionais da saúde e os usuários para garantir o uso seguro e efetivo dos medicamentos, a prevenção e o controle das doenças.

O que muda com as novas diretrizes?

✅ Melhor estrutura para os serviços de farmácia
✅ Formação e educação contínua dos profissionais
✅ Uso de tecnologias para atendimento aos usuários no SUS
✅ Integração do cuidado farmacêutico com outras áreas da saúde
✅ Fornecimento de informações sobre os medicamentos recebidos pelo SUS
✅ Monitoramento do uso de medicamentos
✅ Ampliação da inserção do farmacêutico no SUS

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, o atendimento mais seguro e eficiente, acesso a medicamentos com orientação adequada e participação ativa na saúde e no bem-estar são alguns dos benefícios das diretrizes. ”Trata-se de um marco significativo para a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, destacando o papel essencial dos farmacêuticos nas equipes multidisciplinares e favorecendo a empregabilidade da categoria na saúde pública. Essa é mais uma vitória para os farmacêuticos, para o SUS e para todos os brasileiros e brasileiras”, destaca Walter.

02/07/2024 13:45