Antirretroviral lenacapavir apresenta proteção total contra o HIV
FARMACÊUTICA PRETENDE LANÇAR O LENACAPAVIR COMO PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PREP) NOS ESTADOS UNIDOS ATÉ O FINAL DE 2025

A farmacêutica americana Gilead anunciou um avanço significativo na luta contra a AIDS, revelando os resultados promissores de um novo medicamento antirretroviral contra o HIV. Em um estudo clínico de fase 3, conduzido na África, duas doses anuais de lenacapavir proporcionaram proteção completa contra o vírus aos participantes.

O estudo, realizado em Uganda e na África do Sul, envolveu mais de 5 mil adolescentes e mulheres entre 16 e 25 anos, divididas em três grupos para receber diferentes medicamentos. Entre as 2.134 mulheres que receberam o lenacapavir, nenhuma foi infectada pelo HIV. Em contraste, 16 das 1.068 mulheres que tomaram diariamente a pílula Truvada foram infectadas (1,5%), enquanto 39 das 2.136 mulheres que receberam a nova pílula diária Descovy contraíram o vírus (1,8%). Esses dados ainda aguardam revisão por pares.

A empresa está também testando o lenacapavir em homens que fazem sexo com homens, homens e mulheres trans e indivíduos de gênero não binário que têm relações sexuais com homens. Esses testes estão ocorrendo na Argentina, Brasil, México, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos, com resultados esperados para o final de 2024 ou início de 2025.

Caso os resultados sejam positivos, a Gilead planeja lançar o lenacapavir como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos Estados Unidos até o final de 2025. "O lenacapavir para PrEP, se aprovado, poderá fornecer uma nova opção crucial para a prevenção do HIV", afirmou Linda Gail-Bekker, que participou dos estudos. "Embora saibamos que as opções tradicionais de prevenção do HIV são altamente eficazes, se tomadas como o prescrito, o lenacapavir para PrEP pode ajudar a solucionar o estigma e a discriminação que alguns podem enfrentar ao tomar ou armazenar os comprimidos de PrEP, assim como potencialmente ajudar a aumentar a adesão a esse tipo de tratamento", acrescentou.

No Brasil, a prescrição de PrEP e PEP por farmacêuticos foi oficializada no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, com base em regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esses profissionais foram incluídos no rol de prescritores como parte dos esforços de eliminação do HIV como problema de saúde pública no país e para a ampliação do acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a estratégias de prevenção. “Uma nova alternativa de prevenção, se incorporada ao rol de medicamentos da rede pública, será muito bem-vinda”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.
Dada a eficácia observada, um comitê independente recomendou a interrupção precoce do estudo, permitindo que todas as participantes tivessem acesso ao lenacapavir, devido à sua proteção superior contra o vírus, conforme declarou a Gilead.

Sobre a PrEP

A PrEP é um método para prevenir o contágio pelo HIV. Essa terapia é recomendada para quem tem alto risco de contrair o vírus e consiste na ingestão diária de comprimidos antirretrovirais. No Brasil, ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, com a utilização dos medicamentos combinados tenofovir e entricitabina.

Em maio, mais de 300 líderes e celebridades pediram à Gilead que permitisse a produção de versões genéricas do lenacapavir para torná-lo acessível a países em desenvolvimento. Eles sugeriram que a Gilead licenciasse o medicamento no Pool de Patentes de Medicamentos da ONU para viabilizar versões mais baratas. A Gilead afirmou estar comprometida em tornar o medicamento acessível a países de baixa renda e está em negociações com governos e organizações para expandir o acesso, incluindo parcerias com fabricantes de genéricos.

25/06/2024 15:07