CFF lança novos cursos gratuitos sobre serviços de vacinação por farmacêuticos. Estudantes poderão fazer o curso técnico

No ultimo dia 6 de junho, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou o II Curso de Serviço de Vacinação.  Desta vez, são duas opções: a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas que devem ser realizadas pela Plataforma edufarma.cff.org.br. A segunda é destinada aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância (na plataforma  https://edufarma.cff.org.br) e 20 presenciais.

As aulas foram elaboradas por uma equipe técnica experiente que buscou reunir, de forma objetiva e organizada, informações relevantes ao desenvolvimento de competências para a prestação de serviços de vacinação. "Cabe ressaltar, que o intuito desta ação é de contribuir, de forma significativa, para o aumento do número de farmacêuticos vacinadores no país", disse o presidente do CFF, Walter Jorge João. Ele lembra que durante o processo de desenvolvimento da atividade também foram considerados todos os requisitos exigidos nas legislações sanitária e profissional.

A coordenadora do curso, Josélia Frade, destaca que a primeira edição do curso habilitou quase 3000 farmacêuticos de todos os estados brasileiros. "Esperamos que os farmacêuticos brasileiros se tornem uma referência para a população brasileira em vacinação e que contribuam cada vez mais para o aumento da cobertura vacinal no país”, completou Josélia Frade.

Desde a concepção do Curso de Vacinação, a Conselheira Federal por Sergipe, Fátima Aragão, que foi uma das relatoras do curso enquanto ainda era projeto, tem buscado a vinda deste curso para o Estado, especialmente dessa edição que está totalmente repaginada.

“Esse curso vem contribuir, ainda mais, para a capacitação dos farmacêuticos no Estado de Sergipe. Eu, como farmacêutica e Conselheira Federal, sei muito bem que um curso de capacitação, da excelência que é o curso de vacinação nesses termos, como são todos os outros cursos que nós ofertamos através do CFF, vejo uma excelente oportunidade de abrir mais uma área de atuação para o farmacêutico. Fico muito feliz de poder abrir vagas para esse curso e gerar novos caminhos para tantos colegas”, pontuou Fátima.

De acordo com Marcos Rios, Conselheiro Federal Suplente por Sergipe, este curso é mais uma oferta de qualificação promovida pelo Conselho Federal em parceria do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe. "Os farmacêuticos sergipanos serão contemplados com um curso de excelência e ao final, serão capazes de assumir a responsabilidade técnica e integralizar ainda mais a assistência ao paciente".

Teoria e prática

Com 20 horas a mais do que a versão anterior, lançada em 2021, a nova edição do curso que contempla teoria e prática habilitará o profissional a ser RT de serviços de vacinação e, para facilitar o planejamento da modalidade prática, os interessados terão até 6 de dezembro (6 meses) para concluir a etapa teórica na plataforma. “Esses cursos do CFF consolidam aspectos imunológicos relacionados aos imunizantes que vão desde os principais tipos de vacinas, calendários vacinais, a importância da notificação de eventos adversos, e aborda detalhes sobre conservação, fatores que podem levar a erros de medicação”, evidencia Dra Josélia Frade.

A modalidade a distância é autoinstrucional é composta por videoaulas, incluindo os vídeos de boas-vindas, introdução ao curso e a plataforma e relatos de experiências para contextualizar os conteúdos e, está estruturada em 6 módulos temáticos:

1: Impacto da vacinação e o papel do farmacêutico;

2: Aspectos imunológicos;

3: Doenças preveníveis, vacinas e calendários vacinais;

4: Rede de Frio;

5: Etapas e gestão do serviço;

6: Segurança do paciente.

19/06/2024 15:48