Saúde e DAF criam projeto ambicioso para a implementação abrangente do cuidado farmacêutico
AÇÃO VISA REALIZAR DIAGNÓSTICO E SENSIBILIZAR GESTORES SOBRE O CUIDADO FARMACÊUTICO E A IMPORTÂNCIA DE IMPLEMENTAR POLÍTICAS DE CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE EM TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO

O Ministério da Saúde está realizando oficinas para os profissionais da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, mais de 600 profissionais já participaram das oficinas, que buscam sensibilizar sobre a importância do uso correto de medicamentos pelos usuários durante o tratamento.  A ação tem, ainda, o objetivo de buscar melhores resultados em saúde e conscientizar os gestores sobre a importância de implementar políticas municipais e estaduais do cuidado farmacêutico no território. Ao todo, já foram realizadas seis oficinas, incluindo Distrito Federal, Ceará, Bahia, Roraima, Espírito Santo e Paraíba. A expectativa é que a atividade ocorra em todos os estados do país até o final de 2025.

Durante as oficinas, esses profissionais realizam uma análise da situação atual da Assistência Farmacêutica no SUS nos territórios priorizados, identificando desafios e oportunidades para a integração efetiva do farmacêutico em todos os pontos de atenção à saúde da rede. Além disso, promovem discussões e reflexões sobre como garantir efetividade e segurança nos tratamentos disponibilizados pelo SUS.

As Oficinas Estaduais do Projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) representam um passo estratégico do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) para o fortalecimento do SUS. Este projeto ambicioso tem como objetivo principal a implementação abrangente do cuidado farmacêutico em todo o território nacional, conforme estabelecido no Plano Nacional e no Plano Plurianual de Saúde. As metas visam integrar e fortalecer o cuidado farmacêutico aos usuários do SUS, prioritariamente àqueles com problemas de saúde prioritários como tuberculose, hanseníase, controle do tabagismo e diabetes melito tipo 2.

“A iniciativa promove a ampliação e fortalecimento do cuidado relacionado ao uso de medicamento no SUS, articulada às estratégias do Governo Federal que preveem no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Nacional de Saúde (PNS) atingir até o final de 2027 cerca de 39 milhões de serviços de cuidado farmacêutico realizados na assistência direta ao cidadão. É mais um passo decisivo rumo à excelência na assistência farmacêutica, sua integração as demais políticas e ao fortalecimento do SUS”, destacou o diretor do DAF, Marco Pereira.

Esta estratégia também está alinhada com as ações prioritárias em saúde definidas na 17ª Conferência Nacional de Saúde que apontou para o fortalecimento e a integração da Política Nacional de Assistência Farmacêutica com as demais políticas de saúde. Além disso, reflete o compromisso do governo atual em não apenas garantir o acesso a medicamentos, mas também proporcionar um cuidado integral aos pacientes.

Com os serviços farmacêuticos, a população atendida no SUS passará a receber informações sobre o uso de medicamentos de forma mais qualificada. O que garante a efetividade e segurança durante o tratamento, evitando possíveis complicações.  A orientação deve ocorrer durante a retirada dos medicamentos nos serviços farmacêuticos implantados nas unidades de saúde dos municípios e estados.

Em resumo, o Projeto de Implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS é uma ação estratégica que busca aprimorar o atendimento à saúde no Brasil, focando em uma abordagem integrada e centrada no paciente. A expectativa é que, com o término dessas oficinas estaduais, o SUS se fortaleça ainda mais, consolidando-se como um modelo de sistema de saúde pública comprometido com a qualidade e a integralidade do cuidado oferecido à população.

17/06/2024 13:15