CRF/SE alerta a população para uso incorreto de medicamento
A AUTOMEDICAMENTO PODE TRAZER SÉRIOS RISCOS À SAÚDE


O dia 5 de maio é uma data de alerta para a população quanto ao uso incorreto de medicamentos. A automedicação pode trazer sérios problemas à saúde como a intoxicação por superdosagem. No dia nacional do uso racional de medicamentos profissionais e estudantes de Farmácia realizam atos de conscientização quanto aos perigos da automedicação.


A presença dos farmacêuticos nas farmácias é de extrema importância para evitar o uso incorreto de medicamentos ou a suspensão de tratamento sem orientação médica. "Muitas pessoas ainda ingerem medicamentos por conta própria sem a prescrição médica. Outras ainda suspendem a medicação, a exemplo de pessoas com hipertensão que só tomam o remédio quando a pressão está alta.", alerta a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Rosa de Lourdes Faria Mariz.


Segundo Rosa, os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que o número de internações hospitalares provocadas por reações a medicamentos ultrapassa 10%. "Para alertar a população sobre os riscos da automedicação, existe uma política de medicamentos do Ministério da Saúde que procura conscientizar a população sobre a utilização racional desses produtos. Já o CRF/SE realiza o controle através da fiscalização dos farmacêuticos, que precisa orientar a população em relação aos cuidados a serem tomados", explicou a presidente do CRF/SE.


Rosa ainda ressalta que já é hábito dos brasileiros comprarem medicamentos como xaropes, analgésico, suplementos alimentares sem receita médica, o que pode causar problemas a saúde. De acordo com ela, os efeitos colaterais e alergias são as principais conseqüências do uso incorreto dos medicamentos.

 

05/05/2012 14:22
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo