CRF/SE, em parceria com o CFF, realiza campanha de conscientização para o Uso Racional de Medicamentos
5 DE MAIO: PELO USO CONSCIENTE DOS REMÉDIOS

A resistência de microrganismos aos antimicrobianos, que tem como uma das causas o uso indiscriminado de medicamentos, é uma preocupação constante da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta epidemia silenciosa provocou cerca de 4,95 milhões de mortes em todo o mundo, sendo 1,27 milhões diretamente por infecções de bactérias resistentes (2019).

No Brasil, onde cerca de 90% das pessoas se automedicam (Pesquisa ICTQ/Datafolha, 2024), dados reunidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com a IQVIA mostram que o quadro pode ter se agravado em função da pandemia de Covid-19. Por tudo isso, o CFF, junto com os Conselhos Regionais de Farmácia dos estados, elegeu este como o tema da campanha anual pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio.

A campanha – Neste mês de maio, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, os conselhos de Farmácia se unem para estampar, à sociedade, um recado claro em relação aos antimicrobianos: “o uso responsável protege o nosso futuro”. A identidade visual da campanha, e dependendo do caso, a cor azul que a identifica, estará estampada nos principais monumentos das capitais de todo o país. Entre esses está o Cristo Redentor. Em Aracaju, os Arcos da Orla da Atalaia, a Colina do Santo Antônio e a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) entrarão no ritmo da campanha.

Além disso, o CRF/SE também criou uma campanha local intitulada “Nós Cuidamos de Você!”, onde mostra a importância do profissional farmacêutico no combate ao uso indiscriminado de medicamentos. Você pode acompanhar nos canais de comunicação da Autarquia.

02/05/2024 16:20