Dia Nacional de Libras: CFF oferece curso gratuito da Língua Brasileira de Sinais
O CURSO TERÁ DURAÇÃO DE 45 HORAS E É GRATUITO PARA FARMACÊUTICOS

Em 24 de abril é comemorado o Dia Nacional de Libras, a Língua Brasileira de Sinais e o

Conselho Federal de Farmácia (CFF) oferece curso gratuito para farmacêuticos de forma online e gratuita.

A linguagem utilizada para a comunicação com deficientes auditivos e que pode melhorar o atendimento a esses pacientes, está disponível na plataforma do edufarma.cff.org.br e terá a duração de 45 horas.

O Conselho Regional de Farmácia do estado do Amazonas (CRF-AM), de forma inédita, criou o Grupo Técnico de Trabalho sobre Inclusão, Diversidade e Acessibilidade para envolver os profissionais da farmácia no atendimento mais personalizado para pacientes com necessidades especiais.

O conselheiro federal pelo Amazonas, Jardel Inácio, destaca que é muito importante mostrar à categoria farmacêutica que é preciso trabalhar a inclusão. "Tendo em vista que é uma das premissas para um atendimento humanizado, onde tanto os profissionais quantos os pacientes que são surdos possam sentir-se acolhidos e tendo as suas demandas atendidas com qualidade".

Curso do CFF

O curso é composto por oito módulos e é na modalidade a distância, com duração de 45 horas. Atualmente, está com 7.400 farmacêuticos inscritos e é organizado em três blocos temáticos:

Módulo 1 - boas-vindas e orientações gerais;

Módulos 2 a 7 - módulos de aulas teóricas e teórico-práticas;

Módulo 8 - conclusão e avaliação final do curso.

Os módulos serão em videoaulas gravadas por farmacêuticos, pedagogos, tradutores e intérpretes de Libras, e psicóloga. Os conteúdos abordados durantes as videoaulas serão aplicados de maneira expositiva com simulações, apresentando-se assim de forma dinâmica, atrativa e interativa para os farmacêuticos e incentivando a prática da Libras. Além das videoaulas, serão disponibilizados materiais didáticos para um maior aprofundamento dos temas tratados em cada módulo.

Professores(as):

Davi Figueiredo de Lima

Deuzilane Muniz Nunes

Getro Barbosa dos Reis

Mariana Victoria Todeschini Sarnik

Karla Daniele de Sá Maciel Luz

Ricardo Vinicius Simões Vieira

Sônia Marta de Oliveira

Tarcísio José Palhano

Tradutores-intérpretes Libras-português:

Davi Figueiredo de Lima

Getro Barbosa dos Reis

Sônia Marta de Oliveira

Dia Nacional da Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)

As pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, o Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Em 22 de dezembro de 2005, o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos. Esse decreto também trata da formação de docentes para o ensino de libras.

24/04/2024 16:07