Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer
O MINISTÉRIO REFORÇA QUE SEJA PRIORIZADA A FAIXA ETÁRIA DE 10 A 14 ANOS

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária para a vacinação contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida é temporária e vale apenas para as vacinas com vencimento em 30 de abril, que poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 60 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

O Ministério reforça que seja priorizado no primeiro momento a faixa etária de 6 a 16 anos. Só após a inclusão desses grupos os municípios podem, se houver necessidade, ampliar para toda a população elegível, conforme a orientação da bula aprovada pela Anvisa.

Roberto Canquerini, conselheiro federal de Farmácia pelo Rio Grande do Sul, destaca que a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, embora temporária, vem ao encontro da preocupação das entidades da área em ampliar a faixa etária coberta pela vacinação contra a dengue. "A quantidade de vacina ainda está escassa, então é fundamental adotar estratégias para não perdermos o insumo com o vencimento. Entretanto, o mais importante no momento é acelerar as negociações com Fiocruz e Butantan para ampliar a produção nacional de vacinas e poder proteger a população contra a dengue", conclui.

Segunda dose garantida

A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.

Quantidade de doses disponíveis

A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.

Ampliação excepcional para outras faixas etárias

"De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga", decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.

Qdenga para pessoas de 4 a 60 anos

Conforme a bula aprovada pela Anvisa, a Qdenga pode ser aplicada em pessoas de quatro anos a 60 anos.

Comunicação e estratégias de atração do público

O Ministério ainda pediu que seja intensificada nos estados e municípios a comunicação em prol da vacinação e as estratégias para atrair o público para a imunização.

Informações importantes

•⁠  ⁠A vacina Qdenga é a única vacina contra dengue licenciada no Brasil.
•⁠  ⁠A vacina é segura e eficaz na prevenção da dengue.
•⁠  ⁠A vacina é recomendada para pessoas de 4 a 60 anos que residem em áreas com circulação do vírus da dengue.
•⁠  ⁠A vacina deve ser aplicada via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Onde se vacinar

A vacina Qdenga está disponível nas unidades básicas de saúde de todo o país.

Para mais informações

•⁠  ⁠Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br
•⁠  ⁠Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): https://www.gov.br/anvisa/pt-br

Observações

•⁠  ⁠A ampliação da faixa etária para a vacinação contra dengue é uma medida excepcional e temporária.
•⁠  ⁠A prioridade para a vacinação continua sendo a faixa etária de 10 a 14 anos.

18/04/2024 14:08