Senado debaterá projeto sobre campanha permanente contra a automedicação
DE ACORDO COM A PROPOSTA, TODOS OS GESTORES DO SUS TERÃO QUE PROMOVER CAMPANHAS PERMANENTES CONTRA A AUTOMEDICAÇÃO, PARA INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE OS PERIGOS DESSA PRÁTICA

Está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) um projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a promover campanhas permanentes sobre os riscos da automedicação. O PL 1.108/2021 tem voto favorável da relatora, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

De acordo com a proposta, todos os gestores do SUS terão que promover campanhas permanentes contra a automedicação, para informar a população sobre os perigos dessa prática, especialmente em relação a antibióticos e medicamentos controlados.

Segundo a relatora, uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) revelou que 77% dos entrevistados admitiram se automedicar. Ela também cita dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas que mostram que em 2017 ocorreram cerca de 20 mil casos de intoxicação com remédios no Brasil.

Damares registra ainda que a automedicação pode mascarar sintomas de doenças graves. Nesses casos, ao aliviar temporariamente os sintomas, a prática pode adiar a busca por tratamento adequado. Depois de passar pela comissão, o texto será encaminhado para análise do Plenário.

16/04/2024 13:45