Conitec recebe contribuições em consulta pública sobre medicamento para tratamento da brucelose huma
NOVA OPÇÃO TERAPÊUTICA PODE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO E OFERECER MAIS QUALIDADE DE VIDA AOS PACIENTES

Está aberta a consulta pública relativa à proposta de incorporação do sulfato de gentamicina associado à doxicilina para o tratamento de brucelose humana, doença que é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e produtos derivados contaminados. O novo esquema terapêutico permite a substituição da estreptomicina, produzida apenas por um laboratório, e tem sido utilizado amplamente também para o tratamento de tuberculose no SUS. Interessados podem realizar suas contribuições até o dia 29 de abril, lembrando que agora a Conitec conta com um formulário unificado para as consultas públicas.

Durante a avaliação inicial da tecnologia, o Comitê de Medicamentos da Conitec foi favorável a incorporação e a considerou como mais uma alternativa, capaz de preencher uma lacuna para o manejo clínico da doença.

Atualmente, o tratamento é realizado com diferentes classes de antibióticos para melhorar os sintomas e evitar possíveis complicações. Com a incorporação do sulfato de gentamicina, associado à doxiciclina – também disponibilizada no Sistema Único de Saúde –, os pacientes passam a ter mais uma opção de tratamento, que apresenta os mesmos níveis de eficácia e segurança que o esquema já disponibilizado na rede pública de saúde.

Embora a brucelose humana chame atenção dos sistemas de saúde em todo o mundo por ser uma doença que apresenta importantes impactos, desde o ponto de vista ocupacional, problemas sanitários e até prejuízos econômicos, ela ainda é pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada.

Participe aqui da consulta pública.  

15/04/2024 14:07
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo