Tysabri e Ozempic: aumento na comercialização de medicamentos falsificados preocupa autoridades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre dois medicamentos amplamente utilizados no Brasil, destacando a presença de lotes falsificados que representam um potencial risco fatal à saúde.

Os medicamentos afetados são o Tysabri (natalizumabe), utilizado no tratamento da esclerose múltipla, e o Ozempic (semaglutida), destinado a adultos com diabetes tipo 2. A Anvisa identificou várias disparidades nos produtos falsificados, incluindo erros de ortografia e diferenças significativas na embalagem que os distinguem dos originais.

Como medida preventiva, a agência publicou uma determinação para a apreensão imediata e proibição da comercialização, distribuição e uso dos medicamentos falsificados. Essa ação visa proteger a saúde pública e evitar potenciais danos causados pelo consumo desses produtos fraudulentos.

Se suspeitar de medicamento falsificado, não o consuma de forma alguma. Mantenha-o na embalagem original e entre em contato imediatamente com a farmácia ou fornecedor para relatar sua suspeita. Além disso, informe à Anvisa ou ao órgão regulador de saúde, fornecendo detalhes como lote, validade e local da compra.

Dicas para verificar a autenticidade dos medicamentos:

- Embalagem de Qualidade: Medicamentos autênticos têm embalagens de alta qualidade, com impressões claras e sem erros de ortografia.
- Selo de Segurança: Verifique se há selos de segurança, como hologramas ou selos adesivos difíceis de replicar. Ausência ou danos nesses selos podem indicar falsificação.
- Examine o Medicamento: Observe a cor, tamanho, forma e textura do medicamento. Qualquer diferença pode ser um sinal de alerta.
- Número de Lote e Data de Validade: Confira se o número do lote e a data de validade na embalagem correspondem ao medicamento. Divergências podem indicar falsificação.
- Informações de Registro: Medicamentos legítimos possuem informações de registro junto à ANVISA ou órgão regulador, incluindo um número de registro, verificável online.
- Compre de Fontes Confiáveis: Adquira medicamentos somente de farmácias ou distribuidores licenciados e evite fontes duvidosas como mercados informais ou sites não regulamentados.
- Nota Fiscal: Sempre exija e guarde a nota fiscal da compra como comprovante de uma transação em estabelecimento regulamentado.
- Consulte o Fabricante: Em caso de dúvida sobre a autenticidade, entre em contato com o fabricante, que geralmente tem canais de atendimento ao consumidor para confirmar a genuinidade do produto.

25/03/2024 13:08
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo