Azitromicina: o que é, para que serve e quais os cuidados

A azitromicina di-hidratada é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à ela produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Esse antibiótico ficou popular na época da pandemia de Covid-19, mas as pesquisas do Ministério da Saúde logo mostraram sua ineficácia contra o coronavírus.

A azitromicina di-hidratada é indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas); infecções da pele e tecidos moles (músculos, tendões, gordura); em otite média (infecção do ouvido médio) aguda e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas nos genitais de homens e mulheres, causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. É também indicado no tratamento de cancro (lesão de pele) devido a Haemophilus ducreyi (espécie de bactéria). Infecções que ocorrem junto com sífilis (doença sexualmente transmissível) devem ser excluídas.

Contra-indicação
A azitromicina di-hidratada é contraindicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.

26/02/2024 00:00
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo