Farmacêuticos participam de capacitação com injetáveis
PROFISSIONAIS ATUALIZAM TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS

Nos dias 24 e 25 de abril o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE) realizou curso de administração de medicamentos injetáveis direcionado aos farmacêuticos. Através do curso os profissionais são atualizados dos novos instrumentos lançados no mercado e de como estes podem ser utilizados de forma adequada na farmácia.


De acordo com a farmacêutica bioquímica, Suilly Medeiros, os conceitos ensinados durante a palestra são importantes para aprimorar o seu trabalho. "O curso nos atualiza das novas técnicas de administração de injetáveis utilizadas. Além da aplicabilidade das informações no ramo laboratorial ou farmacêutico. Com relação às técnicas de manuseio das seringas, por exemplo, posso aplicar nos treinamentos que ministro", disse.


Segundo o palestrante , Fabilício Nascimento, o curso oferece aulas teóricas e práticas. "No período da manhã os alunos puderam aprender um pouco da teoria. Já à tarde através de aulas práticas eles mostraram se realmente aprenderam a utilizar as técnicas", explicou.


Valorização do farmacêutico

O curso de administração de medicamentos injetáveis é uma forma de valorizar as atribuições dos farmacêuticos em farmácias e drogarias, desconhecidas pelos proprietários e até por alguns profissionais. "Muitos farmacêuticos ainda desconhecem que é função deles realizar aplicações na própria farmácia. Além de valorizar o profissional, desafoga as unidades de saúde, já que aplicação de anti-inflamatórios e anticoncepcionais, por exemplo, pode ser feita na farmácia", informou Fabilício.


Segundo o ministrante, no Nordeste poucos Estados oferecem esses serviços, ao contrário do Sudeste que a maioria das farmácias já possui. "Os principais problemas são a falta de informação do profissional e a questão financeira. As farmácias precisam ter uma sala específica para realização deste procedimento", acrescentou .

 

 

25/04/2012 17:31
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo