Antirretroviral para PVHA com multirresistência entra em consulta pública
INCORPORAÇÃO VISA QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV OU AIDS. PRAZO PARA CONTRIBUIÇÕES VAI ATÉ 17 DE JANEIRO

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde publicou ata com parecer favorável à incorporação do fostensavir trometamol 600mg e encaminhou o relatório à consulta pública. O medicamento é indicado para tratamento de pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) que têm multirresistência aos antirretrovirais e está dentre as ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. As contribuições por parte da sociedade civil podem ser enviadas até o dia 17 de janeiro de 2024. Para tanto, é necessário utilizar os formulários de experiência e opinião ou os técnico-científicos, que estão disponíveis online.

O medicamento é uma classe nova de antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV ou aids que não têm outra opção terapêutica.

Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Draurio Barreira, a nova opção é um direito do cidadão. “Com a incorporação desse novo medicamento, aquelas pessoas que vivem com HIV multirresistente aos antirretrovirais atualmente disponíveis no SUS, terão seu direito à saúde integral garantido”, afirma. A estimativa é que existam cerca de 500 PVHA nessa situação. 

O diretor explica que embora seja um medicamento de alto custo, é necessário incorporá-lo, pois há quase uma década não há uma nova opção para o cuidado integral de pessoas com multirresistência aos antirretrovirais. “Historicamente, os preços dos antirretrovirais de terceira linha reduzem na primeira aquisição pelo Ministério da Saúde. Temos a expectativa que o preço do fostensavir seja substancialmente inferior ao preço indicado inicialmente”, disse Draurio.

Participe da consulta: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas/vigentes 

03/01/2024 14:05
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo