Pela inserção definitiva do farmacêutico no SUS

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, esteve reunido, na última terça-feira,28, com o deputado Rogério Carvalho (PT/SE), em Brasília. Em pauta, o Projeto de Lei nº 4.135/12, que determina a presença do farmacêutico nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PL já foi passou pelo Senado, e foi aprovado, em março de 2013, por unanimidade, pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Atualmente, O PL tramita na Comissão de Finanças e Tributação, na qual o Deputado Rogério Carvalho é o relator.

Na reunião, realizada no Gabinete do Deputado Federal, o Presidente do CFF esteve acompanhado pelo assessor técnico José Luis Maldonado, pela Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Rosa de Lourdes Faria, pela Conselheira Federal de Farmácia por Sergipe, Vanilda Oliveira Aguiar e pelos assessores parlamentares, Jenner Jalne e Lucas de Sá.

Na oportunidade, o Presidente do CFF, Walter Jorge João, entregou ao Deputado Rogério Carvalho um documento, elaborado pela assessoria técnica do CFF, que destaca a importância do farmacêutico nas unidades do SUS. "A atuação do farmacêutico envolve a gestão de medicamentos em todas as etapas da cadeia produtiva, envolve a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica, o acompanhamento e a avaliação da utilização e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade em geral para assegurar o uso racional de medicamentos. É preciso reconhecer que o farmacêutico é essencial nas farmácias e dispensários. Sua presença garante a informação ao paciente quanto ao uso correto de medicamentos e pode promover economia aos cofres públicos na gestão correta dos medicamentos,", comentou Walter Jorge João.

Fonte: CFF

31/05/2013 16:21