Medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais serão distribuídos de graça para toda a população
O GOVERNO FEDERAL RETOMA O FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL COM A EXPANSÃO DA OFERTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS

O Governo Federal retoma o Farmácia Popular do Brasil com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

A saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

O lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (7), em Recife, Pernambuco. Representando o CFF, o conselheiro federal de Farmácia por Pernambuco, José de Arimatea Rocha Filho, participou da solenidade.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, ressalta que “essa é uma ação positiva para a sociedade. Garantir medicamento para a população brasileira, sempre com orientação do farmacêutico, é uma forma de democratizar o acesso à saúde pública. Mais uma vez, o farmacêutico se mostra importante nesse contato direto e necessário com os beneficiários do programa Farmácia Popular e para a sociedade como um todo”. O presidente do CFF destaca que, agora, a luta é a vinculação da dispensação dos medicamentos à atuação do atendimento farmacêutico de natureza clínica.  "A gente pensa que o Programa já não pode ficar apenas com a entrega do medicamento ao paciente. A tentativa de qualificar o programa seria com a prestação dos serviços clínicos farmacêuticos dentro dos estabelecimentos".

07/06/2023 18:00