PL do piso salarial do farmacêutico é aprovado pela segunda vez em Comissão na Câmara Federal

Depois de ter sido aprovado pela esmagadora maioria na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), no mês de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei (PL) do piso salarial do farmacêutico voltou à comissão para nova apreciação nesta quarta-feira, 30, e mais uma vez foi aprovado.

O PL nº 1559/2021, institui a remuneração mínima de R$ 6.500,00 para todos os farmacêuticos em atividade no país. Na primeira votação, o projeto foi anulado por questões regimentais.

Acompanhado por diversos conselheiros federais de todos os estados do Brasil, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, comemorou a aprovação. “A nossa profissão passa por isso mesmo, de luta, sempre nos são postas dificuldades e obstáculos para mostra que juntos nós sempre podemos superá-los”, disse o representante maior da categoria.

A deputada federal, Alice Portugal (PCdoB/BA), que desde o início esteve nas trincheiras na Câmara lutando pela aprovação do PL 1559, explicou como se deu a vitória e quais serão os próximos passos.

“Esse retrabalho se deu por uma anulação irregular da votação. Muitos nos cobraram pelas redes sociais “porque não ir à Comissão de Constituição e Justiça?”, se fôssemos iríamos praticar lendas gregas. Essa foi a forma mais rápida, pactuada administrativamente. A rigor, o projeto teria que correr outros espaços, e nós conseguimos com a força dos farmacêuticos chegarmos até uma votação imediata ainda nesse semestre e já com o compromisso da CTasp, recebê-lo e votar ainda antes do fim do ano. É nisso que nós vamos trabalhar agora para acelerar o piso do farmacêutico em nosso país”, finalizou a parlamentar.

30/11/2022 00:00