CRF-SE finaliza projeto Excelência Farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE) realizou nos dias 27 e 28 de maio o segundo módulo do projeto Excelência Farmacêutica. Quatro palestrantes discutiram com mais de 100 farmacêuticos sobre a importância dos Serviços Farmacêuticos nas farmácias.

O presidente do CRF-SE, Rosa de Lourdes Faria de Mariz, destacou a importância dos cursos oferecidos para a capacitação dos farmacêuticos. "Muitos farmacêuticos compareceram ao curso e estamos muito felizes com os resultados. A gente percebeu durante a capacitação o interesse dos profissionais em se capacitar não só sobre a gestão da empresa como também sobre serviços farmacêuticos".

Também participaram do curso sete membros da Comissão do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Segundo Vinícius Martins, O varejo farmacêutico vem passando por transformações nos últimos cinco anos e os farmacêuticos precisam ficar atentos as mudanças. "Vários motivos estão colaborado para essas mudanças no mercado. Podemos citar a entrada de genéricos no mercado, desconto na compre e venda, fusão de redes, ou seja, a gente vem sofrendo algumas alterações e o proprietário precisa estar atento, se qualificar e se reinventar constantemente, pois o mercado é altamente competitivo", afirma.

Parceria

A conselheira federal, Vanilda Oliveira Aguiar agradeceu ao CRF-SE a parceria para a implantação do projeto Excelência Farmacêutica. "Estou muito feliz pela adesão dos farmacêuticos em adquirir esses conhecimentos. O nosso objetivo é que os eles possam prestar um serviço melhor a comunidade, por isso trouxemos quatro palestrantes de fora para a realização do segundo módulo".

A representante da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Carmem Iris Tolentino, ressalta que os resultados da aplicação do primeiro projeto foram positivos. "Muito gratificante pois já iniciamos o projeto e saímos muito felizes com o resultado. Isso nos interessa muito porque somos os responsáveis diretos pela formação profissional dos nossos farmacêuticos" afirma.

De acordo com o palestrante Rinaldo Ferreira, poucas farmácias oferecem os serviços farmacêuticos. O objetivo é desse curso é mostrar as diversas possibilidades de atividades clínicas nas farmácias para que o paciente possa ter um bom resultado. "Foi mostrado procedimentos adotados nas farmácias, postura profissional, a forma de cobrar, a estrutura física necessária e como fazer cada um dos serviços que a gente pode fazer nas farmácias, mas a maioria ainda não oferece para seus clientes. Só depende dos farmacêuticos conhecerem esses serviços e aplicar na farmácia onde trabalha".

O farmacêutico Fagner Oliveira possui nove farmácias nos estados da Bahia e Sergipe. Ele está no mercado há seis anos e destaca a importância das capacitações. "A profissão farmacêutica infelizmente, não consegue ter a mesma autonomia que as outras profissões de saúde e é a oportunidade que o profissional tem de   se capacitar, ser dono do próprio negócio e consegui a realização profissional tão quanto as outras profissionais".

29/05/2013 18:17