Três farmacêuticos são agraciados com o título de Cidadão Sergipano

cidadao-foto-joel-luiz-alese5_e7af1717f3a5fcfaa993.jpgOs farmacêuticos  Lysandro Borges, Lucindo Quintans e Adriano Antunes, com o dentista Paulo Martins

A Assembleia Legislativa de Sergipe concedeu Título de Cidadania Sergipana aos farmacêuticos e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriano Antunes de Souza Araújo, Lucindo José Quintans Júnior e Lysandro Pinto Borges na manhã desta segunda-feira, 08. A honra foi dada em reconhecimento à atuação dos profissionais e seus trabalhos em prol da ciência e sociedade.

Com o número reduzido de convidados, atendendo assim aos protocolos de saúde em função da pandemia, a cerimônia ocorreu no gabinete da presidência do Poder Legislativo. Na solenidade, o professor Dr. em Ciência da Saúde, Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, também foi agraciado com esta homenagem.

O deputado estadual Georgeo Passos foi o autor da propositura que reconheceu os relevantes serviços prestados pelos professores doutores que atuam na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Já é um reconhecimento inclusive da própria UFS, que tem em seu quadro vários professores mestres e doutores que fazem esta produção científica de excelência. Inclusive, levando Sergipe além-fronteiras, já que todos os homenageados são destacados internacionalmente. Lógico que com relação a Covid-19, eles fizeram um trabalho muito importante, seja no desenvolvimento de testes, na testagem e com informações constantes a sociedade do risco dos vírus. Hoje, reafirmamos a importância da ciência e das pesquisas para o desenvolvimento. E estes professores merecem a atenção da Casa Legislativa”, diz o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, ressalta o merecimento dos profissionais por esta homenagem. “Mais do que merecido, emocionante. Fico feliz em ouvir tanta coisa boa. E de saber que tantas pessoas estão trabalhando por nós, para termos uma qualidade de vida melhor, preocupados com o enriquecimento de Sergipe e preocupados com a Covid-19. Então, escutamos depoimentos de quatro cientistas e dos trabalhos que fizeram para o povo sergipano. E a Alese hoje, através da indicação do deputado Georgeo Passos, tornar estes quatro professores sergipanos de fato e de direito”, diz.

O farmacêutico, doutor em Bioquímica e conselheiro do Conselho Regional de Sergipe (CRF/SE), Lysandro Borges, enaltece a homenagem recebida. “A gente agradece muito este reconhecimento ao nosso trabalho. Não fizemos nada em prol deste título, mas agradecemos de coração este reconhecimento. Como servidor público federal, nosso papel é servir a população sergipana. E o intuito é servir da melhor forma possível, fazendo o que a gente sabe fazer”, diz.

O farmacêutico e pós-doutor em Ciências da Saúde, Adriano Antunes, diz que este é o maior reconhecimento que recebeu até hoje. “Este é o maior reconhecimento que alguém pode ter. Ao menos para mim, este título é um grande sonho que nunca imaginei concretizar. Tenho dito que é a maior honraria que recebi na vida e tenho muito orgulho de ter vindo para Sergipe, ter sido acolhido e ter desenvolvido ao longo destes 17 anos as minhas atividades profissionais da melhor forma possível”, diz.

O farmacêutico e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Lucindo Quintans, ressalta a importância deste título a classe científica e lembra da importância do investimento na Ciência. “É muito importante este reconhecimento aos pesquisadores, aos professores da UFS e a todos do Brasil que trabalharam no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Sergipe foi um dos estados que mais produziu ciência neste período, produziu ciência qualificada, inclusive reconhecida internacionalmente. Temos hoje, os professores que mais produziram no Brasil nesta área. Temos muitos trabalhos, a exemplo de acompanhamento de populações vulneráveis, diagnósticos e também, de intervenções junto a estas populações. Então, a gente primeiro agradece este gesto da Alese, mas também deixa registrado que é muito importante investir na Ciência e Tecnologia. O Brasil tem passado por uma retração de investimentos nestas áreas e é importante que seja revisto isto”, alerta.

O presidente do CRF/SE, Marcos Rios, parabeniza aos colegas farmacêuticos pelo reconhecimento e ao deputado Georgeo Passos pela indicação tão merecida. “Mais um motivo de orgulho para a classe farmacêutica. Homenagem que faz justiça ao seus méritos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados não só à Saúde, bem como ao Estado de Sergipe e ao país!, diz.

Fotos: Joel Luiz/Alese

08/11/2021 15:32