Quatro farmacêuticos que atuam em Sergipe estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo

whatsapp-image-2021-11-05-at-13-12-47-1_753474365720f4e3be91d0b335.jpeg
O ranking da Universidade de Stanford (EUA) coloca quatro farmacêuticos que atuam na Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os pesquisadores mais influentes do mundo. Os farmacêuticos Adriana Gibara Guimarães e Adriano Antunes de Souza Araújo, do Departamento de Farmácia, e Lucindo Quintans e Jullyana Quintans, que atuam no Departamento de Fisiologia, foram escolhidos por possuírem maior impacto em suas áreas de pesquisa.

O levantamento liderado pelo professor John Ioannidis considera dois rankings: impacto do pesquisador ao longo da carreira e impacto em um único ano, nesse caso o ano de 2020. O estudo intitulado “Bancos de dados científicos de autores de indicadores padronizados de citação atualizados”, foi divulgado pela Public Library of Science (Plos) - uma organização sem fins lucrativos que trabalha com publicações científicas de acesso aberto – e publicado no Journal Plos Biology em 19 de outubro.

Os quatro farmacêuticos são pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e dois deles estão sendo contemplados neste ranking pelo segundo ano consecutivo: Adriano Antunes Araújo e Lucindo José Quintans.

De acordo com Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS (Posgrap),  esse ranking é o mais importante até o momento, dentre os que avaliam o perfil e a influência que as pesquisas podem produzir, porque leva em consideração vários parâmetros qualitativos da produção científica de cada pesquisador. “É um levantamento que faz uma espécie de mapeamento desses parâmetros e são retirados de uma plataforma onde os dados podem ser auditados. Assim, é uma análise que olha e enfatiza a qualidade ao invés da quantidade da produção científica”, diz.

Segundo Adriano Antunes, “o nome do pesquisador na lista é um reconhecimento importante, mas o da UFS é muito mais. Fazer parte dessa lista demonstra que o que estamos desenvolvendo na UFS tem interesse e importância científica internacionalmente”.

A pesquisadora Jullyana Quintans ressalta a dificuldade de fazer pesquisa no Brasil. “Se por um lado é emocionante e até envaidecedor fazer parte desse ranking, é muito importante nos preocuparmos com os desafios para a ciência brasileira que cada vez mais sofre com os desinvestimentos e a falta de perspectivas para os jovens pesquisadores. É necessário mudar esse cenário, pois precisamos cada vez mais de mão de obra especializada para enfrentarmos os desafios postos para nossa sociedade, como tem sido demonstrado na pandemia da covid-19”, explica.

Adriana Gibara tem a mesma preocupação. "Estar entre os grandes pesquisadores é um importante reconhecimento de anos de trabalho dedicados à pesquisa científica que, infelizmente, não tem sido valorizada no nosso país”, diz a farmacêutica acrescentando que estes resultados também trazem visibilidade para os grupos de pesquisa do Nordeste, sobretudo do estado de Sergipe, “que ainda sofrem com o preconceito e a disparidade nos investimentos dedicados à ciência, tecnologia e inovação”.

Apesar da importância do ranking, Lucindo atenta para os pormenores imbuídos nele. “É um privilégio a UFS possuir pesquisadores que transitam nessa lista, o que demonstra a qualidade da ciência produzida em nossa universidade. É importante destacar que esse ranking, como todos os rankings já desenvolvidos, deve ser analisado com cuidado, pois é como se fosse uma lupa num quadro inteiro, sendo comum alguns detalhes passarem despercebidos. Vários outros pesquisadores da UFS poderiam e até deveriam estar nessa lista, mas a forma de análise usada pelo estudo não permite essa inclusão”, completa.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Marcos Rios, concorda com as preocupações dos colegas das dificuldades e pouco investimento nas pesquisas. “Parabenizamos estes quatro farmacêuticos pela indicação e trabalho, mas também estendemos este reconhecimento aos demais colegas que lutam pela ciência brasileira. São verdadeiros heróis! ”, diz.

Fonte: com informações e imagens do site da UFS

05/11/2021 13:17