CRF/SE recebe o selo pela adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) recebeu o selo pela adesão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) com objetivo de combater e prevenir a corrupção na gestão pública brasileira.

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. “ A iniciativa do Conselho em aderir ao programa visa evitar que sejamos surpreendidos com alguma irregularidade que possamos ter tomado equivocadamente. O CRF/SE já conta com mecanismos de controle, mas este plano de ações do TCU é muito mais abrangente e minucioso”, explica a tesoureira do CRF/SE, Larissa Feitosa.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade. “Com a adesão ao selo PNPC, teremos um novo auxílio na tomada de decisões”, diz a diretora.

O presidente do CRF/SE, Marcos Rios, lembra que este sistema inovador e recente no país. “Com o sistema do TCU que entrou em vigor em maio deste ano, o CRF/SE terá um auditor online, faremos uma auto avaliação constante e os diretores poderão reavaliar as práticas de sua gestão frequentemente e corrigir antes de alguma sanção caso ocorra algum erro”, diz o diretor, acrescentando que após o cadastro no programa, o CRF/SE recebeu um relatório diagnóstico que indica as referências para implementar as ações do PNPC.

Selo
O selo será exibido no site do CRF/SE como forma de reforçar para toda a equipe e farmacêuticos o compromisso firmado com as entidades envolvidas.

PNPC
O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil(Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas(CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno(Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios(CNM).

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

24/09/2021 18:20