Prescrever: CFF abre inscrições para o projeto de qualificação profissional para Sergipe

whatsapp-image-2021-09-21-at-22-33-49_48e2d46d17d4607e055f2e3a1.jpeg
O GT de Educação permanente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), abre inscrições para o curso Prescrever: Empoderando o Farmacêutico para resolver problemas de saúde autolimitados. As inscrições são gratuitas, restritas e devem ser realizadas via CFF, por meio deste link.

O conteúdo visa qualificar o farmacêutico para atendimento às queixas de rotina, geralmente recebidas no balcão, e preparar esse profissional para o manejo de sinais e sintomas na gestão dos problemas de saúde autolimitados -  de uma maneira racional e baseada em evidências.

Para tal, o curso conta com aulas no formato online remoto (ao vivo) uma vez ao mês e com uma estrutura de assessoria online, composta por farmacêuticos experientes e altamente capacitados para ajudar no processo de formação. Cada módulo terá carga horária de 16 horas, sendo divididos em 2 dias de aula. É importante ressaltar que a ordem dos módulos pode sofrer alterações.

MÓDULOS

08 e 09 de Outubro
MÓDULO 1 - Introdução à prescrição farmacêutica
• Legislações que norteiam a atuação farmacêutica frente as suas atribuições clínicas, indicação e prescrição farmacêutica.
• Medicamentos Isentos de Prescrição Médica e sua importância para o autocuidado responsável e saúde da população.
• Semiologia e comunicação farmacêutica.

12 e 13 de novembro
MÓDULO 2 -Condições Respiratórias
• Semiologia e comunicação farmacêutica.
• Tosse
• Dor de garganta
• Espirro
• Congestão nasal

17 e 18 de dezembro
MÓDULO 3 - Condições Gastrointestinais
• Azia e indigestão
• Constipação
• Diarreia
• Náusea e vômito
• Sintomas de hemorroida
• Úlceras na boca
• Aftas

18 e 19 de fevereiro
MÓDULO 4- Condições Dermatológicas
• Micoses superficiais (pele e unha)
• Dermatites (atópica, de contato, de fraldas, seborreica)
• Escabiose
• Acne
• Queimaduras leves
• Melasma
• Urticária
• Brotoeja
• Ceratose pilar
• Pitiríase versicolor
• Rosácea

18 e 19 de março
MÓDULO 5 -Condições genito-urinárias/ Condições dolorosas e inflamatórias
• Dismenorreia
• Corrimento vaginal
• Polaquiúria e disúria
• Cefaleia
• Dores osteomusculares
• Febre
• Mialgia

15 e 16 de abril
MÓDULO 6 - Cessação Tabágica
• Epidemiologia, importância, classificação, fatores de risco e consequências do tabagismo;
• Avaliação do tabagista;
• Estratégias terapêuticas para o tratamento da cessação tabágica (tratamento farmacológico e não farmacológico);
• Estruturação de programa de cessação tabágica;
• Método clínico de cuidado farmacêutico aplicado a pacientes fumantes;

22/09/2021 15:06