CRF/SE participa de campanha contra a automedicação

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF-SE) participou neste sábado, 4, da Campanha do Uso Racional de Medicamentos no mercado Thales Ferraz, no Centro. O objetivo da campanha é orientar a população quanto às consequências da automedicação.

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Adalberto Canuto, destacou o papel do farmacêutico no combate a automedicação. "A população deve buscar a orientação com o farmacêutico sobre o uso de qualquer medicamento, porque por mais simples que pareça, nenhum medicamento é isento de efeitos indesejáveis, bem como o uso incorreto pode causar problemas e prejudicar o tratamentos", explica.

O uso incorreto de medicamento pode causar alergia, intoxicação e até a morte como explica o professor de farmácia da Universidade Federal de Sergipe Giuliano Pietro. "O medicamento pode trazer a cura, mas pode ser tóxico quando usado sem orientação. Além disso, a interação de dois medicamentos também pode prejudicar a saúde do paciente", ressalta.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias sem orientação médica são os analgésicos, antitérmicos e inflamatórios.

Antibióticos

Em Sergipe, a Vigilância Sanitária Estadual não registrou nenhuma denúncia de venda de antibióticos sem receita médica. Segundo a farmacêutica Elisdete Santos, o uso de antibióticos em prescrição médica pode provocar uma resistência bacteriana."A orientação é de que os pacientes busquem tomar a medicação nos horários corretos por conta da resistência dos microrganismos. o paciente faz o uso de um antibiótico não específico para a sua doença, e este medicamento além de matar a bactéria almejada, acaba eliminando muitas outras que não deveria, ocasionando a chamada resistência bacteriana", orienta.

Farmacêuticos da Alegria

Os farmacêuticos da alegria também marcaram presença no mercado Thales Ferraz orientando as crianças com atividades educativas. A farmacêutica Ana Patrícia conta que o projeto surgiu através de uma disciplina do curso de Farmácia da UFS e ganhou grandes proporções. "Antes o projeto era direcionado mais as crianças hoje também atende os adultos com o objetivo de brincar promovendo a saúde e educação nas alas do Hospital Universitário", conta.

Através de peças teatrais, fantoches e atividades educativas os farmacêuticos orientam os pacientes sobre a importância de consultar o farmacêutico, como armazenar os medicamentos e como usar o medicamento de forma correta.

06/05/2013 16:59