Conselho e Sindicatos da classe farmacêutica avaliam demanda da ADM e IPAESE

bcfeb6ff-3485-485a-984a-1165fb87b4c6_8e06cbdc4bd2ddc81a323c.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) esteve reunido com a Associação de Deficientes Motores (ADM) e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação de Surdos de Sergipe (IPAESE) para discutir as dificuldades de acesso e comunicação em farmácias e atuação de profissionais diante de pessoas com deficiência. A reunião ainda contou com a participação de membros do Sindicato dos Farmacêuticos (SINDIFARMA) e Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, do Estado de Sergipe (SICOFASE).

O presidente do CRF/SE, Marcos Rios explica que a procura destas instituições pelo Conselho e Sindicatos da classe farmacêutica revela uma demanda que precisa ser suprida. “Este é um importante público que as farmácias e os farmacêuticos têm que se comunicar. As dificuldades de acesso aos medicamentos são maiores nestes públicos, que encontram resistência natural da doença e do preconceito. Não podemos ficar alheios a necessidade”, ressalta.

Os representantes das instituições presentes na reunião estão avaliando algumas ações que podem melhorar esta comunicação. “Estão sendo previstos cursos de qualificação para os profissionais, como habilidades de comunicação, um dos exemplos seria o Projeto FarmaLibras que conta com um vocabulário terminográfico farmacêutico em libras, gerando assim, a inclusão a pessoas com deficiência”, enumera.

Outra proposta que está sendo avaliada é a elaboração de propostas de layoutização de Farmácia, visando uma maior facilidade de organização dos balcões facilitando ao cliente a se sentir mais adaptado ao ambiente. “As bases do curso estão prontas, mas ainda serão definidas algumas etapas importantes, que exigirão a parceria de instituições como os Sindicatos presentes à reunião”, diz.

a2f5ade3-d41c-40db-9628-478155ceb79d_a369b9dd0be77fff6cc30978f.jpeg

15/09/2021 14:15