Farmácia de manipulação: fórmula e atendimentos personalizados

6c67356d-6695-40fb-9a5c-517a0c51e602_1a59a25697f8a23f8bcff4f7625.jpeg
O farmacêutico Leandro Porfírio e sua esposa Jussiara Vieira abriram uma farmácia de manipulação há 7 anos

Inspirados em ser independentes, fazer um atendimento personalizado e possuir sua própria farmácia, o farmacêutico Leandro Porfírio e sua esposa Jussiara Vieira abriram há sete anos a Dose Certa Farmácia de Manipulação, com sede no município de Itabaiana.

A ideia do negócio sempre foi um sonho de Porfírio, que se tornou realidade após a conclusão de seu mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe. O proprietário, e também farmacêutico responsável pelo negócio, explica que a farmácia de manipulação deve estar preparada para atender a qualquer usuário que esteja portando a prescrição médica. “O medicamento produzido em farmácia de manipulação tem como característica principal a sua preparação personalizada, o que chamamos de a dose certa para a pessoa certa: Somente na farmácia de manipulação, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.”, diz.

Outro diferencial importante da farmácia de manipulação é a economia gerada: O produto manipulado é prescrito pelo médico na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.

Além disso, com o intuito de facilitar o tratamento, estes medicamentos podem ser apresentados em diferentes formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês, cremes, balas de goma, chocolates nutricionais, pirulitos, sucos etc, facilitando assim o uso por alguns grupos de pacientes como idosos e crianças.”, conta.

Empreender

9e732394-4eec-4836-9ae6-ef047ed2e81e_16951f2bd79453a19aa5f2c5a45c.jpeg
Leandro Porfírio na produção dos medicamentos manipulados

A vontade de começar uma empresa do zero veio acompanhada da realidade que esta autonomia viria acompanhada de outras responsabilidades, que um funcionário de carteira assinada não terá. “Não é fácil ter a sua própria farmácia, assumimos riscos, trabalhamos de domingo a domingo e mesmo quando o horário do expediente termina, é o proprietário que fica para fechar o caixa, conversar com fornecedores, funcionários e resolver toda parte burocrática”, explica.

E essa burocracia juntamente com as altas taxas de impostos foram enumeradas por Leandro como suas maiores preocupações. “É um ramo muito prazeroso. Acredito que todo farmacêutico gostaria de ter seu próprio negócio, sua farmácia. Mas a carga tributária é imensa. O pequeno empresário paga muitos impostos, o que pode atrapalhar o andamento da empresa”, diz.

Dicas

Para o colega farmacêutico que deseja ter seu próprio negócio, Porfírio recomenda primeiramente que escolha um ramo do setor farmacêutico que gosta de atuar. “É importante que o profissional tenha familiaridade e conhecimento na área escolhida.  O lado positivo disso é poder adequar o espaço e serviço de acordo com os pacientes. O paciente tem a chance de ter contato com o farmacêutico/proprietário” há uma troca de experiências, diz ele acrescentando que a parte mais difícil é saber empreender. “É importante que o profissional farmacêutico que vai abrir seu negócio estude como administrá-lo também, ele terá necessidade de saber coisas que não aprendemos na faculdade de Farmácia, a exemplo de análise de mercado,  indicadores de desempenho, fluxo de caixa , alerta.

Confira mais informações no instagram da empresa @dosecertamanipulacao

24/09/2021 09:41