Prazo para contratação de farmacêuticos vence este mês
SEGUNDO O CRF, MAIS DE 700 ESTABELECIMENTOS ESTÃO REGISTRADOS

Discutir as ações do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) para o ano de 2012 foi o principal objetivo do encontro com Farmacêuticos na tarde dessa quarta-feira, 28. Este ano o CRF comemora 50 anos de atividade, pautada não apenas na fiscalização como também na orientação e educação continuada dos Farmacêuticos.

De acordo com a presidente do CRF, Rosa de Lourdes Mariz, o encontro discutiu ações que promoverão melhorias na área. "Convocamos a classe farmacêutica para esclarecer algumas mudanças e discutir as ações do Conselho, em busca de melhoria para o profissional. A assistência farmacêutica foi outra questão discutida, já que a validade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) encerra esse mês", afirmou.

Segundo o CRF, mais de 700 estabelecimentos privados estão registrados no Conselho. Depois do TAC firmado em 2000, as farmácias e drogarias constituídas até a referida data, estavam desobrigadas de manterem farmacêuticos durante todo horário de funcionamento, estando obrigadas apenas a manter o profissional presente por pelo menos oito horas diárias. As empresas criadas após 2000 estavam obrigadas a manter farmacêuticos durante todo horário de funcionamento do estabelecimento. Um dos papéis do CRF é justamente fiscalizar o cumprimento da TAC e o trabalho do farmacêutico nessas empresas.

Com a finalização do prazo do TAC, nesta sexta-feira, 30, todas as empresas que explorem atividades relacionadas a medicamentos estarão obrigadas a manter o farmacêutico durante todo horário de funcionamento. Farmacêutica há 10 anos, Adriana Maria Oliveira destaca a importância da interação do Conselho com os profissionais. "Este encontro é importante para o esclarecimento de dúvidas diretamente com o CRF sobre a fiscalização e agora sobre o vencimento do prazo do TAC. Evitando o desencontro de informações", disse Adriana.

Além da fiscalização

A reunião deixou claro que o papel do CRF vai muito além da fiscalização das empresas e dos profissionais. O Conselho realiza ações de educação continuada, promove eventos para capacitar profissionais e aproximar ao máximo o farmacêutico da população.

"Desde 2006 realizamos atividades voltadas para educação do farmacêutico. Como capacitações, palestras e pós-graduação nas diversas áreas de atuação. Hoje 83% do mercado farmacêutico de Sergipe é ligado a empresas do ramo de farmácia e drogarias. Por isso, há um direcionamento maior para eventos nessa área de atuação", afirmou o vice-presidente do CRF, Adalberto Canuto.

Ainda segundo o vice-presidente, o foco do CRF este ano é o empreendedorismo. Serão oferecidos cursos de gestão empresarial com intuito de incentivar e preparar os farmacêuticos, que desejem abrir sua própria farmácia.

Serviços Farmacêuticos

Na próxima sexta-feira, 30, o CRF está realizando curso com tema ‘Serviços Farmacêuticos' durante o dia inteiro. Na oportunidade, será discutida a atuação dos profissionais nas farmácias. "No curso, os farmacêuticos passarão por capacitação para realizarem serviços como aferição de pressão e verificação de glicemia nas farmácias e drogarias", explicou Canuto.

O curso será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que fica localizado na rua Santa Luzia, 571, Centro de Aracaju, das 8h às 12h e retomando as atividades das 14h com previsão de encerramento às 18h.

24/04/2012 17:51