CRF/SE comemora o Dia do Farmacêutico

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) celebrou o Dia do Farmacêutico na noite do último sábado, 6. A comemoração foi marcada por duas homenagens de Honra ao Mérito Farmacêutico. A festa do CRF/SE também contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João.

Na abertura da solenidade, a presidente do CRF/SE Rosa de Lourdes Faria Mariz pediu um minuto de silêncio em homenagem ao farmacêutico Elias José dos Santos, que faleceu no dia 27 de março durante um acidente de trânsito. Em seguida, a presidente do CRF destacou a importância do farmacêutico para a área da Saúde.

"O farmacêutico é conhecedor das fórmulas, detentor da sabedoria das misturas curativas e sintetizador de substâncias. É único capaz de dar o direcionamento correto diante do tratamento solicitado por médicos, dentistas, e demais profissionais da saúde habilitados a prescrever", afirmou Rosa.

Durante discurso, a presidente do CRF/SE ainda lembrou as áreas de atuação na Farmácia. "O farmacêutico está desde as farmácias, até as indústrias que fazem cosméticos, alimentação, laboratórios, postos de saúde, hospitais, e até mesmo na distribuição e transporte de medicamentos".

O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou durante solenidade a importância da união dos farmacêuticos. "Deixo uma mensagem de esperança, pois a profissão farmacêutica não está sofrendo qualquer possibilidade de risco de desaparecer. Hoje nós somos 165 mil farmacêuticos em todo o país o que significa dizer que nós somos um verdadeiro exército, uma verdadeira legião e que se estivermos unidos nós seremos capazes de mudar o rumo da Saúde e da Farmácia no país", destacou Walter.

Quanto à redução da jornada de trabalho dos farmacêuticos, o presidente do CFF afirmou que é uma luta a ser conquistada pelos farmacêuticos. "Estamos pleiteando essa luta que é a igualdade na jornada de trabalho. Todas as entidades estão unidas na busca dessa conquista".

Também participam da mesa de cerimônia o vice-presidente Adalberto Canuto, a conselheira federal Vanilda de Oliveira Aguiar, os diretores Alexsandra Sousa Gomes e Francisco de Assis Feitosa de Aragão, e a secretária municipal da Saúde, Goretti Reis.

Conquistas

A conselheira federal Vanilda Oliveira Aguiar destacou durante solenidade conquistas recentes da classe farmacêutica. Uma das conquistas citadas foi a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4135/2012 de autoria da senadora e farmacêutica Vanessa Grazziotin. "Este projeto determina a presença do farmacêutico em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), que dispõe de farmácias ou dispensários de medicamentos", explica.

Vanilda ainda aproveitou a oportunidade para lembrar aos farmacêuticos sobre a realização do III Congresso de Farmácia e Análises Clínicas, que acontecerá em Aracaju no mês de outubro deste ano.

O diretor Tesoureiro do CFF, João Samuel de Morais, esteve presente no evento e aproveitou a ocasião para parabenizar a todos os farmacêuticos. "Quero desejar a todos os farmacêuticos sergipanos muito sucesso na profissão e dizer que o CFF com a nova diretoria está trabalhando cada vez mais para o engrandecimento dessa profissão".

Homenagem

Durante cerimônia as farmacêuticas Clara Raíssa de França Rocha e Lopes e Filomena Cavalcanti Gonçalves de Aguiar receberam a comenda de Honra ao Mérito Farmacêutico por suas contribuições na área da Farmácia. Clara Raíssa de França Rocha e Lopes é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já possui 25 anos de formação. Atuou no CRF/SE como conselheira efetiva, diretora- secretária geral e atualmente desempenha o papel de conselheira suplente do CRF/SE e atua na Comissão de Educação e Ensino.

"Fiquei muito surpresa com a homenagem. Tudo que fiz durante esses anos foi em honra ao meu juramento e procurei fazer o melhor trabalho a serviço da sociedade. Tudo que fiz foi mais que obrigação", afirma Clara Raíssa.

A segunda homenageada foi à farmacêutica Filomena Cavalcanti Gonçalves de Aguiar formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Regional do Nordeste na Paraíba. No CRF/SE, também atuou como conselheira regional e suplemente e atualmente faz parte da Comissão de Farmácia Comunitária. "Fiquei muito feliz com a homenagem, pois foi uma oportunidade ter trabalhado no CRF/SE. É sempre bom nos reunir com os colegas e agradeço muito pela homenagem", diz Filomena.

Marcaram presença na festa do Dia do Farmacêutico do CRF/SE, a conselheira federal do Maranhão Mary Jane Limeira de Oliveira, a diretora- tesoureira do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE) Rosalina dos Santos, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ângelo Antoniolli, o coordenador do curso de Farmácia da UFS Wellington Barros e a coordenadora do curso de Farmácia da Unit Ana Paula Belizário.

09/04/2013 15:45