Covid-19: CRF/SE oficia governos visando garantir que farmacêuticos sejam prioritários para vacina

whatsapp-image-2021-01-15-at-16-09-53_17a7a0a08b931c5d379f7.jpeg

Imagem: Pixabay

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) oficiou os governos do Estado de Sergipe e do município de Aracaju solicitando que os farmacêuticos façam parte da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. No documento, enviado na última terça-feira, 12, o conselho ressalta a participação do farmacêutico como profissional de saúde e grupo prioritário para imunização.

Diante do restrito número de doses de imunizantes contra a doença disponíveis num primeiro momento para efetuar a vacinação, o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, lembra da importante contribuição que os farmacêuticos estão dando neste momento de pandemia. “Alguns profissionais estão nos hospitais na linha de frente e muitos outros trabalhando no combate a transmissão da doença, no apoio diagnóstico e tratamento. Nossa preocupação é que esses profissionais permaneçam com saúde para ajudar na recuperação dos demais”, diz.

Na última semana o Governo Federal informou que possui acesso a 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 garantidas por meio dos acordos internacionais e nacionais, esperando a aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No próximo domingo, 17, haverá uma reunião para avaliação das vacinas na Anvisa, onde deverá ser decidido se haverá liberação dos imunizantes em caráter experimental.

Apesar da divulgação de que as vacinas estarão disponíveis na próxima quarta-feira, 20, às 10h, até o momento o estado de Sergipe não recebeu as doses. A prefeitura de Aracaju divulgou na manhã de hoje que a primeira fase do planejamento abarca os trabalhadores da saúde e os idosos institucionalizados. E como o número de profissionais de saúde somam 28 mil haverá a necessidade de fazer subdivisão: serão prioridade os que atuam em UTIs e depois os de Urgências. “Estamos atentos a toda documentação dos governos para informar aos nossos colegas farmacêuticos”, explica o presidente Marcos Rios.

15/01/2021 16:00