Buscar experiências exitosas no Sistema Único de Sergipe (SUS) é o objetivo do novo projeto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com o Conselho Regional de Sergipe (CRF/SE). Segundo a Conselheira Federal, Vanilda de Oliveira Aguiar, visitas serão realizadas nos municípios sergipanos para oferecer todo o suporte necessário aos farmacêuticos.
"O Conselho Federal de Farmácia está elaborando uma revista específica para publicar as experiências exitosas em assistência farmacêutica no SUS, com o objetivo de mostrar para os prefeitos e secretários de saúde, que uma cidade quando tem um farmacêutico atuando na Assistência Farmacêutica dentro do SUS, quer seja em postos de saúde, farmácias públicas, ou na gestão do medicamento eles conseguem reduzir os custos e ampliar acesso aos medicamentos pela população e, quando atuam na assistência ao paciente, através das informações sobre o uso e no acompanhamento deles, conseguem melhorar a sua qualidade de vida, principalmente em pacientes crônicos", explica o vice-presidente do CFF Valmir de Santi.
Durante as visitas aos 75 municípios, os prefeitos e secretários municipais de Saúde terão a oportunidade de conhecer o projeto de Experiências Exitosas no SUS. "Os farmacêuticos que lá trabalham serão incentivados a trabalharem na perspectiva de tornarem seus municípios uma experiência exitosa, que depois será levada a todo o país" Informa a Dra. Vanilda.
O projeto está sendo divulgado em todo o Brasil para que todos os farmacêuticos que tenham experiências na área da saúde possam participar. "É importante que o farmacêutico de Sergipe possa hoje participar e divulgar a sua experiência, e se ele não tem condições de participar agora que possa participar futuramente. O projeto além de valorizar o farmacêutico vai está colaborando para melhoria da qualidade da saúde nos municípios", afirma a presidente do CRF/SE Rosa de Lourdes Faria de Mariz.
A Conselheira Federal, Vanilda de Oliveira Aguiar, explica que com o projeto a população terá um melhor atendimento. "A população é quem mais perde com a falta do farmacêutico, que pode ajudar muito. Com o farmacêutico nas Unidades de Saúde pode-se adquirir mais medicamentos com o recurso oferecido e com isso, a população vai ter instruções para usar melhor os medicamentos aos medicamentos".
Como participar
Podem participar do projeto ‘Experiências Exitosas no SUS' os farmacêuticos que tenham algum projeto relacionado ao tema. Os resultados serão divulgados no site do CRF/SE, do CFF e em uma revista específica que vai ser divulgada em todo país. Segundo Vanilda Oliveira, os farmacêuticos que já estão desenvolvendo alguma experiência podem entrar em contato com o Conselho Regional de Sergipe (CRF/SE) para solicitar informações de como participar.
"Talvez nesse momento sejam contempladas todas as experiência, mas ideia é divulgar não só na Revista como no site do CFF para que todos os farmacêuticos possam acompanhar o que os colegas estão fazendo e ao mesmo tempo a gente tenha munição para convencer os prefeitos e secretários de que a nossa atuação na Farmácia é importante", afirma a Conselheira Federal.
Os farmacêuticos deverão preencher um questionário que estará disponível no site do CRF/SE. Este questionário permite uma análise sobre como anda a assistência farmacêutica nos municípios e de que forma a população vem sendo assistida pelos farmacêuticos das Unidades de Saúde.