CRF/SE PROMOVE CICLO DE PALESTRAS NA ÁREA DE ONCOLOGIA

whatsapp-image-2019-11-25-at-15-20-20_f88d118e9c4e30f66c3fab.jpeg

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou nesta quarta-feira, 20, mais uma edição do projeto de educação continuada Ciclo de Palestras, desta vez voltado para a área da Oncologia. “É importante estudar sempre. Ainda mais uma área onde tem novos temas todos os dias, por exemplo, o tema que abordei está crescendo muito. E as pessoas não sabem sobre, nem conhecem”, explica a farmacêutica Anne Caroline Oliveira Costa.

A farmacêutica Anne ministrou a palestra “Farmacêutico no Cuidados Paliativos” e revela que trazer uma abordagem sobre o cuidado faz com que o farmacêutico também faça parte desse contexto. “Os cuidados paliativos são destinados a pacientes que precisam de uma ajuda além do oncologista para ter uma melhor vida até sua finitude”, afirma. Acrescenta ainda que é necessário o profissional entender melhor essa proposta, “o farmacêutico precisa se sentir presente nessa equipe multidisciplinar”, complementa.

Para o farmacêutico Valmir Paes, o Ciclo de Palestras aborda temas que estão presentes no mercado e traz conhecimento de forma gratuita e harmoniosa para a categoria. O farmacêutico ministrou a palestra sobre “Medicamentos Biossimilares: Usos e Perspectivas” e explica que os medicamentos biossimilares agem apenas nas células malignas, “eles têm a carga genética do DNA em sua composição, por isso age direto nas células alvo. Por isso, consequentemente reduz reações adversas do paciente”, reitera.

A estudante de farmácia da Universidade Federal de Sergipe, Talita Hora, participante ativa do projeto de educação permanente fala sobre a importância do Ciclo. “O Ciclo de Palestras é muito importante por trazer temas necessários e de difícil acesso durante a graduação, principalmente pra mim que sou estudante. É uma grande oportunidade para adquirir conhecimentos novos de diversas formas”, complementa.

25/11/2019 15:34