DIRETORA DO CRF/SE PARTICIPA DE LIVE E FALA SOBRE AS AÇÕES NO COMBATE À COVID-19

diretora-do-crf-se-participa-de-live-e-fala-sobre-as-acoes-no-combate-a-covid-19_ea2c8a02331b20c949a7.png

Há alguns meses, reuniões e palestras costumam ser por vídeo chamadas. A presença das instituições no ambiente virtual multiplicam as possibilidades e reforçam parcerias. Nesta quinta-feira, 24, a secretária-geral do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Elisdete De Jesus, participou de um debate promovido pelas eletivas “Esquadrão Gel Quimesp” e “Horto Escolar Medicinal” do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, através do Youtube.

O bate papo teve o intuito de apresentar as ações exitosas da área de saúde no estado de Sergipe durante a pandemia de Covid-19 à comunidade escolar do Centro, a exemplo da atuação do CRF/SE e também do Curso de Farmácia da UFS. “O profissional farmacêutico está junto a todos os profissionais da saúde no cuidado e na promoção do uso racional de medicamentos, com mais de 100 áreas de atuação geralmente não somos lembrados por não sermos vistos, mas nosso papel é fundamental numa equipe multiprofissional de saúde”, afirmou.

Desde o começo da pandemia diversos setores foram obrigados a parar, mas as farmácias comunitárias continuaram as atividades tornando-se o principal elo com a sociedade, na busca por orientações e medicamentos. Na oportunidade, Elisdete reforçou a realização das ações do CRF/SE a exemplo das fiscalizações de caráter orientativo, rastreamento de colegas contaminados pela Covid-19, e divulgação de informações verídicas e científicas através de notas técnicas e boletins informativos.

Automedicação no período de pandemia

Preocupada com a nova doença, a grande maioria da população foi às farmácias comprar medicamentos que são utilizados para tratamento de outras doenças. Questionada acerca do tema, Elisdete destacou a possibilidade da automedicação de maneira responsável, ou seja, com a orientação de um farmacêutico.

Sobre as medidas e orientações do Conselho, a secretária-geral relembrou a campanha com cards informativos, as inserções na mídia sergipana para a orientação correta dos medicamentos, assim como a emissão de notas técnicas sobre dispensação, realização de lives sobre o assunto e vídeos do Grupo de trabalho (GT) de Integração Farmacêutica e Sociedade - IFS.

“O Conselho também tem um papel social e educacional, por isso na pandemia nos adaptamos e oferecemos informações fidedignas aos colegas e a população. Firmamos a parceria com o Centro de Informações de Medicamentos do campus Lagarto (CIMUFS-LAG), onde o CIMUFS foi muito importante na elaboração de conteúdos”, acrescentou a secretária-geral.

25/09/2020 09:00