A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) publicou no dia 21 de janeiro a portaria que institui o Grupo Técnico de Trabalho (GTT), visando a reestruturação da Assistência Farmacêutica no município. Essa iniciativa é a primeira ação tomada pela SMS após reunião realizada no dia 17 de janeiro com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe (CRF/SE).
O GTT terá vigência de 12 meses e sua execução se dará de forma direta, compartilhada entre um membro profissional disponibilizado pelo CRF/SE, o Dr. Daniel Andrade (diretor-tesoureiro da Autarquia), e equipe técnica indicada pela Secretaria Municipal de Saúde, encarregados de realizarem prioritariamente as seguintes ações:
I. Levantamento de demanda e possíveis inconsistências cadastrais das unidades, ou ausência de registro;
II. Levantamento da necessidade efetiva de profissional;
III. Estudo sobre a resolução a curto, médio e longo prazo sobre o contingente de profissionais necessários para atendimento à legislação, com a perspectiva de firmar acordo, visando a resolução amigável de contendas judiciais;
IV. Estudo sobre a viabilidade orçamentária e financeira para atendimento da demanda;
V. Realizar parcerias visando à qualificação de profissionais.
Esta ação representa um avanço fundamental na busca por soluções estruturais para os desafios enfrentados na assistência farmacêutica municipal. O CRF/SE seguirá atento e atuante para garantir que a reestruturação traga benefícios reais para a sociedade. Seguimos juntos, trabalhando pela valorização da farmácia e pela qualidade da saúde pública em Sergipe!