Farmacêutica Patrícia Severino integra lista de pesquisadores mais influentes do mundo


whatsapp-image-2021-11-12-at-11-12-08_5c58bc14092008bae0a5817.jpeg
A farmacêutica Patrícia Severino está na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, segundo atualização do levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA).  A relação classificou pesquisadores de todo o planeta a partir de critérios como produtividade acadêmica e número de citações recebidas de suas publicações, com destaque para os últimos cinco anos.

A mestra e doutora em Engenharia Química, que atua na Universidade Tiradentes (UNIT), faz parte deste ranking - que avaliou o impacto do trabalho de 6,9 milhões de pesquisadores e listou 159.683 pesquisadores mais influentes do mundo. Sobre esta indicação, Patrícia ressalta o reconhecimento. “Estou muito feliz por esta indicação que avaliou o trabalho de milhares de pesquisadores do mundo. Este resultado é fruto de muito trabalho. Um trabalho sério que vem desde a Ciência até a Educação. Trabalho com parcerias nacionais e internacionais, que trazem orgulho para a classe farmacêutica e para a graduação”, diz.

Patrícia Severino é professora  do curso de Farmácia e de Biotecnologia Industrial na Pós-Graduação  e ressalta a importância da ciência. “Com a pandemia, a sociedade teve dimensão do quanto é importante fazer ciência. Só foi possível trazer a cura através da vacina, por causa de 10 anos de avanço científico. O trabalho científico nos bastidores parece que não traz resultado, mas foi a ciência e todos os profissionais da saúde que conseguiram reverter este quadro. Infelizmente, os investimentos e incentivos para a ciência são baixos e é algo que precisa ser revisto”, lembra.

A coordenadora da Área de Saúde da UNIT, Juliana Mendonça destacou a importância de ter profissionais como a professora Patrícia Severino no corpo docente da Universidade Tiradentes. “É muito gratificante ter uma professora escolhida com esta honraria. Isto mostra a competência dos profissionais farmacêuticos e como eles podem alçar grandes voos na área da pesquisa. Esta indicação reforça a importância de valorizarmos o trabalho científico”, ressalta.

E o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), Marcos Rios, ressalta o nome de mais uma colega farmacêutica indicada a esta lista seleta. “Esta indicação demonstra a qualidade da ciência produzida pelos farmacêuticos em nosso Estado. Parabenizo a Dra Patrícia Severino por esta nomeação, mas também por todo trabalho em prol da sociedade”, diz ele, acrescentando que mais quatro farmacêuticos da UFS já foram destacados pelo CRF/SE>

Banco da Universidade de Stanford

O banco de dados criado pelos cientistas da Universidade de Stanford tem os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto. A atualização do estudo utiliza as citações da base de dados Scopus [banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e/ou revistas acadêmicos] até agosto de 2021.

Os dados foram compilados em duas planilhas com cientistas ranqueados pelas citações que receberam ao longo de suas carreiras e outro com cientistas ranqueados pelos dados atuais.

A professora Patrícia Severina falou da ciência ao CRF/SE anteriormente.