CRF/SE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO COM HOMENAGENS

whatsapp-image-2019-09-27-at-10-14-38-1_9d91fc57bfdb2fdb5c9aff75.jpeg

25 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Farmacêutico. Para comemorar a data no Estado o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) promoveu homenagens a 14 personalidades que prestaram e prestam serviços à sociedade em prol da profissão. Foi uma noite histórica e de muita emoção que culminou na inauguração da galeria de ex-presidentes do Conselho.

Para Marcos Rios, presidente do CRF/SE, “esse 25 de setembro entra na história do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe pelo significado das homenagens aos farmacêuticos que fazem a diferença no dia a dia dos sergipanos”. Entre eles está o farmacêutico e empresário José Mauro Batista, proprietário da Farmácia Max no Bairro América. “Mauro, é uma personalidade reconhecida pela comunidade e isso reforça a importância do farmacêutico do bairro que conhece as necessidades da comunidade e atua como agente de saúde cuidando da população”, afirma.

Muito emocionado o farmacêutico contou sua trajetória de como conseguiu sobreviver às mudanças do mercado ao longo dos anos e se manteve, além de ser reconhecido pelo seu trabalho. “Estou profundamente tocado com essa homenagem do Conselho e quando me lembro de  tudo que passei para chegar até aqui, só tenho a certeza que valeu muito à pena e faria tudo de novo. Amo minha profissão. A luta é constante e sabemos o quanto fazemos pela comunidade que precisa ser acolhida e bem atendida. Dessa forma trabalhamos promovendo a assistência farmacêutica”, disse.

Marcos Rios destacou que em meio às dificuldades, valorizar as pessoas pela contribuição à promoção da saúde é um estímulo para que continuem prestando serviços em prol da profissão farmacêutica. Renata Claudio de Souza, uma das homenageadas durante o evento ressaltou essa valorização. “Fico lisonjeada, porque diante de tantas lutas enfrentadas, em especial no serviço público, é importante orientar empresários e fiscalizar estabelecimentos, sobretudo os fazendo enxergar a farmácia como um estabelecimento de saúde”, reitera Renata que atua como gerente de medicamentos e produtos para a saúde da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município de Aracaju.

O Dep. Estadual Georgeo Passos que vem apoiando a causa farmacêutica por compreender o papel essencial da profissão para a promoção da saúde também recebeu a homenagem. “Abrimos um canal com os farmacêuticos, já realizamos uma audiência pública, e queremos continuar lidando com essa causa, porque vai além da questão da profissão, envolve toda a sociedade”, explica. Para ele a homenagem é um estímulo, “fico feliz pela homenagem e em seguir representando os farmacêuticos para evitar determinados retrocessos que porventura venham a estar em pauta, principalmente no Congresso Nacional”, finaliza.

Os primeiros farmacêuticos formados em Sergipe receberam a homenagem pelos vinte anos de exercício profissional. Segundo Valmir Paes da Costa, a primeira turma do curso de Farmácia da UNIT teve como propósito mudar a assistência farmacêutica do estado a partir de 1999. De acordo com Renata Gutemberg da Fonsêca, cursar Farmácia em Sergipe foi o pontapé inicial em sua carreira. “Faz mais de dez anos que sai do Estado e ser lembrada como integrante da primeira turma é gratificante. Fiquei muito feliz com a homenagem”, acrescenta.

Para Rios, as homenagens tiveram o intuito de pensar o futuro e construir o presente a partir da necessidade de resgatar uma parte importante da história do Conselho. Durante o descerramento da galeria de ex-presidentes, Marcos fez o reconhecimento das contribuições das gestões passadas, essenciais na promoção da saúde e consolidação da assistência farmacêutica no estado. “O tempo é contínuo e as necessidades mudam o tempo todo, que os futuros gestores continuem valorizando suas origens e atendam as expectativas do presente”, conclui.

O ex-presidente Lelson Neves da Costa, farmacêutico pioneiro no estado de Sergipe, também foi um dos homenageados da noite. “Faz 35 anos que cheguei em Sergipe e fico extremamente grato pela homenagem concedida pelo meu Conselho. Fui amparado por pessoas que muito contribuíram com a minha caminhada. Tenho orgulho em dizer que sou farmacêutico e que fui o primeiro farmacêutico do Hospital João Alves, entre tantas outras unidades”, completa Lelson ao explicar que até sua época apenas existiam Técnicos de Nível Superior em Análises Clínicas.

A solenidade aconteceu durante a 9ª Reunião Plenária Ordinária do ano e estavam presentes os membros da Diretoria do CRF/SE, a  Conselheira Federal, Fátima Aragão, homenageados, familiares dos homenageados, ex-presidentes, conselheiros regionais e farmacêuticos.