Novos farmacêuticos prestam juramento no CRF/SE


O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou na última quarta-feira, 16, o juramento de quatro farmacêuticos na sede do CRF/SE. Durante a cerimônia, o CRF/SE orientou aos novos farmacêuticos sobre o exercício ético da profissão.

 

O diretor-tesoureiro, Francisco de Assis Aragão, falou sobre temas relacionados à ética profissional, capacitação permanente e atividades desenvolvidas pelo CRF/SE."A farmácia é considerada um estabelecimento de saúde, por isso é preciso que onde tenham medicamentos esteja presente um farmacêutico", orientou.

 

Ainda segundo o diretor-tesoureiro, a educação continuada é uma das principais recomendações aos farmacêuticos. "Peço que façam da educação continuada algo essencial na vida de cada um de vocês. Nunca deixe de estudar, pois o mercado só seleciona aqueles que se preparam", afirmou Francisco.

 

Mercado

 

Os novos formandos irão atuar nas áreas de Farmácia Comunitária, Manipulação e Dispensação de medicamentos. O farmacêutico Wesley Maia já optou pela Farmácia Comunitária. "Gosto muito de atenção farmacêutica por estar em contato direto com a população, e foi uma das áreas que me chamou atenção durante o curso", adiantou.

 

Já a farmacêutica Maria Tamires Moreira, depois que estagiou na área de Farmácia de Manipulação exergou uma oportunidade de trabalho. "Comecei como estagiária e acabei sendo contratada em uma farmácia de Manipulação. Acho que a compatibilidade das substâncias durante os experimentos será o meu maior desafio", disse.

 

A farmacêutica Kaltelyn Pinheiro conta que a partir de um estágio no Hospital Urgência de Sergipe (Huse) surgiu a paixão por Farmácia Hospitalar. " Agora que me formei vou buscar uma especialização na área hospitalar. Enquanto não consigo uma oportunidade na área que desejo vou trabalhar com dispensação, que também gosto muito", ressaltou Kaltelyn .

 

O quarto farmacêutico que participou da cerimônia, Samuel de Carvalho,queria fazer Enfermagem, mas ao perceber a afinidade com Química preferiu escolher Farmácia. "Sempre tive muita afinidade com fórmulas e não me arrependo de ter escolhido Farmácia. Agora pretendo realizar especializações e atuar na farmácia Comunitária", pontuou Samuel.