Conselheira Federal escreve artigo em homenagem ao Dia do Farmacêutico

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO FARMACÊUTICO E O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO PERMANENTE


 

A Farmácia já passou por diversas transformações, mas nunca as mudanças foram tão rápidas e exigiram tanto de nós, farmacêuticos. Hoje, além de colocarmos em prática, diariamente, nossa humanidade e conhecimento técnico e científico, ainda precisamos atender às necessidades contemporâneas de boa gestão, administração, informática e comunicação em alta velocidade. Novas tecnologias, novas doenças e novas drogas surgem a todo o momento. Nós farmacêuticos, como atores do sistema multidisciplinar de saúde, precisamos cumprir nossa missão, essa sim imutável: cuidar do bem-estar da comunidade, atender aos anseios da população por serviços, com humanidade, com compromisso, com responsabilidade social e ética farmacêutica.


Num olhar pontual sobre a educação farmacêutica, compreendo a nossa importância como profissionais de saúde. Nós temos uma responsabilidade social muito grande. Lembrando sempre que o bônus de nossa importância social vem acompanhada pelo ônus das cobranças.


O farmacêutico tem, por obrigação, saber das necessidades reais da população. É deste profissional que a Saúde brasileira precisa! Temos o dever, como cidadãos, de defender que os avanços da nossa profissão cheguem a todos os brasileiros.


O CFF e o CRF/SE têm disseminado amplamente para os farmacêuticos a cultura da busca permanente por conhecimentos universais e humanísticos, tem propagado o sentido de responsabilidade social como profissionais da saúde.


O farmacêutico, ator social fundamental nas ações de saúde, deve participar ativamente do processo de transformação da nossa sociedade. É essa nossa missão.
A profissão farmacêutica cresce sob todos os pontos de vista e em todas as direções. É a profissão que mais se diversificou nos últimos anos. É, também, uma das que mais empregam. Tal revolução se deu em função do conhecimento e a qualificação.


E é com conhecimentos amplos que o farmacêutico pode servir melhor à sociedade e ocupar os seus espaços no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Por fim, caros colegas, na qualidade de Conselheira Federal, venho a todos desejar-lhes um excelente dia dos farmacêuticos e reafirmar a todos que estamos sempre atentos e combativos em prol da nossa classe.