Preparar medicamentos personalizados conforme a necessidade do paciente é umas das características da Farmácia de Manipulação. Ao longo dos anos o setor passou a atingir não só a área dos cosméticos como qualquer área da Medicina.
A farmacêutica Antônia Ricarte começou sua carreira em uma farmácia comunitária, após um convite entrou no ramo da manipulação e está na área há 12 anos. "O cotidiano é bem interessante porque preparamos a medicação do paciente diferente da farmácia comunitária que já vem pronta. Além disso, o contato com o médico e o paciente é bem maior", adianta Antônia.
Segundo Antônia, as principais vantagens na manipulação dos medicamentos são as variadas associações de substâncias que podem ser realizadas e a dosagem de acordo com a necessidade do paciente. "As indústrias muitas vezes têm o fármaco de 20mg, mas o médico prescreve de 30 mg. Nesse caso, a gente ajusta a dose", explica à farmacêutica.
Quanto à procura dos medicamentos manipulados, a afirmação de Antônia é que vem crescendo ao longo dos anos. "A população só procura os manipulados se o médico indicar. Há alguns anos a gente percebe que a confiança dos médicos nos medicamentos manipulados vem aumentando e com isso uma maior procura dos pacientes", destacou.
Mercado
Para estudantes que tem interesse na área, a expectativa e que a geração de empregos aumente cada vez mais. A farmacêutica Antônia Ricarte incentiva a quem está começando a montar o próprio negócio. "É importante que os farmacêuticos não deixem que pessoas leigas abram farmácias, pois a presença do farmacêutico é muito importante".
Segundo Antônia Ricarte, 70% dos produtos manipulados está na área de cosméticos, sendo uma área com expectativas para investimento. O carro-chefe da manipulação ainda são os cosméticos pelo fato do produto ser personalizado e com um menor preço. Um médico pode atender 20 pacientes e passar a mesma substância, mas a concentração sempre será diferente.