CRF/SE REALIZA MAIS UM SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Primeira edição do evento foi realizada no mês de janeiro

Na tarde da última sexta-feira, 8 de junho, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou o 2º Seminário de Ciências Farmacêuticas. O evento foi realizado no auditório do CRF/SE e se tratou de uma parceria entre o Conselho e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe (Sindifarma). A tarde contou com uma palestra, com o tema “Revisitando os marcadores inflamatórios na rotina clínico-laboratorial” e, posteriormente, uma mesa redonda sobre “Coagulograma na atualidade: da rotina laboratorial ao monitoramento do tratamento”.

A palestra foi ministrada pelo professor Lysandro Pinto Borges, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, segundo ele, a realização desse tipo de seminário é importantíssima para a profissão farmacêutica. “É uma ótima iniciativa do CRF/SE e do Sindifarma e possibilitou momentos de discussão muito interessantes”, explica o palestrante. “Profissionais de diferentes áreas puderam se atualizar e ter uma conversa legal. Foi muito gratificante poder ter participado”, prossegue concluindo.

Já a mesa redonda teve a presença dos professores Sérgio Silva, da Universidade Tiradentes (Unit) e André Luís Veiga de Oliveira, também da UFS. Sérgio, que é farmacêutico, explica que a escolha do tema para a mesa foi bastante acertada. “Pudemos fazer uma ação de forma complementar: iniciei falando da parte prática laboratorial e o outro colega [o professor André] trouxe uma abordagem mais clínica e assistencial. Dessa forma, tivemos a chance de mostrar como se dá essa articulação entre os médicos e os farmacêuticos”, ressalta. Já André é médico cardiologista e intensivista e atua no Hospital Universitário (HU) da UFS. Para ele, “esse evento é extremamente importante para promover a relação entre os diversos profissionais, principalmente em um momento como esse, no qual a Farmácia Clínica tem ganhado destaque dentro do ambiente hospitalar”.

Entre os participantes do evento, o clima de satisfação permaneceu o mesmo. Josimário Santiago, farmacêutico do Hospital Primavera, estava presente no Seminário e ressaltou a importância da interação com outros profissionais da área da saúde. De acordo com ele, “nesses eventos entramos em contato com conhecimentos que às vezes não temos tempo de nos dedicar a fundo durante a prática farmacêutica. Então, essa interação com outros profissionais é bastante importante para nos fazer refletir”.  Thieres Almeida é estudante do curso de Farmácia e também participou do evento que, segundo ele, é necessário para a categoria. “É importante discutir essas questões, principalmente para mostrar a atuação do farmacêutico na sua multidisciplinariedade com as demais profissões, visando sempre, é claro, a melhora e o bem estar do paciente”, afirma.

Desde o início do ano, a ideia da gestão do CRF/SE é realizar pelo menos um evento de capacitação por mês e a meta tem sido atingida de maneira satisfatória. Segundo o Diretor Tesoureiro do Conselho, Fábio Ramalho, “o CRF/SE só tem a agradecer a todos os participantes e palestrantes, não apenas desse evento, mas de todos os que temos realizado. Esses momentos de discussão são muito importantes para a nossa atualização e para que possamos prestar um serviço de maior qualidade à população”.