CRF/SE PARTICIPA DE AÇÃO PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE LAGARTO

Atividade integra eventos realizados pelo Conselho devido ao dia 5 de maio

Na manhã do último sábado, 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) participou de uma ação em alusão à data na Praça Silvio Romero, localizada no município de Lagarto. A atividade foi realizada juntamente aos alunos, coordenadores e professores do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e à Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, alguns temas foram discutidos e diversos serviços foram ofertado à população, entre eles orientação farmacêutica, interação medicamentosa, armazenamento de medicamentos, mensuração de glicemia e aferição de pressão.

Na ocasião, estavam presentes os membros da Diretoria do CRF/SE, entre os quais o Presidente, Dr. Marcos Rios, que afirma “tendo em vista a necessidade de esclarecer o público sobre a importância do uso correto de medicamentos esse tema foi pautado para ser trazido para a população de Lagarto”. Marcos também complementa: “Através dessas e de outras ações, estamos tentando conscientizar cada vez mais as pessoas sobre o uso racional dos medicamentos, além de trazermos outras informações, tais como a sua conservação, por exemplo”.

Viviane Santos Santana, diretora do Núcleo de Assistência Farmacêutica do Município de Lagarto, e Giselle de Carvalho Brito, professora do Departamento de Farmácia da UFS Campus Lagarto, também participaram da ação, que acontece desde o ano de 2012, e ressaltam a importância desse tipo de evento para o município. “Essa é uma ação muito importante para o Município de Lagarto, pois além de falar sobre o uso correto de medicamentos, os participantes também estão realizando outros serviços essenciais, além de tirarem as dúvidas da população”, explica Viviane. Já Giselle chama atenção para o fato de quanto essa ação em Lagarto tem crescido. “A cada ano que passa, a campanha vem ganhando uma dimensão maior. Inclusive, a comunidade até já a reconhece, devido à execução em outros anos. Essa praça na qual estamos é bastante movimentada, então permanecemos aqui devido à qualidade do atendimento prestado e à quantidade de pessoas que são atendidas”, diz.

Segundo Rafael Cavalcante, coordenador do curso de Farmácia da UFS Campus Lagarto, alunos de todos os semestres do curso de Farmácia estiveram presentes durante a manhã, cada um trazendo uma temática. Além disso, o professor também fala sobre a participação do CRF/SE no evento: “O CRF/SE sempre nos apoia nesse tipo de atividade com a comunidade”.  Por fim, sobre o uso racional de medicamentos, Rafael aconselha: “Sempre converse, nunca leve dúvidas para casa, evite tirar dúvidas com um vizinho ou amigo e sempre procure um farmacêutico, porque ele é o profissional mais habilitado para responder tudo acerca do uso de medicamentos”.

Vera Lúcia Carneiro de Almeida, pedagoga e servidora da UFS Campus Lagarto, foi uma das pessoas que estavam presentes usufruindo dos serviços ofertados e explica que ouviu falar sobre a realização da atividade nas redes sociais. Vera afirma estar gostando do resultado e também fala um pouco da relevância de se realizar esse tipo de evento: “É uma ação muito importante, porque são informações que ajudam as pessoas a manter uma melhor qualidade de vida e melhorar a sua saúde”. Ela acrescenta também a importância da presença do farmacêutico, ressaltando o fato de que este é o profissional mais qualificado para prestar serviços relacionados ao uso de medicamentos e conclui resumindo o que achou da ação: “Tudo que envolve saúde nunca é demais”.