CEM PRIMEIROS DIAS DA NOVA GESTÃO DO CRF/SE SÃO MARCADOS POR MUDANÇAS E NOVIDADES NA INSTITUIÇÃO

Nesta terça-feira, 17 de abril, completam-se cem dias da nova gestão do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), que desde janeiro desse ano tem trazido diversas mudanças e novidades para a instituição. Apesar das dificuldades encontradas durante o percurso, em pouco mais de três meses a gestão do Conselho conseguiu implantar transformações importantes, sempre em consonância com a missão institucional de fiscalizar, disciplinar, representar e normatizar o exercício da profissão farmacêutica em Sergipe.

Uma das primeiras mudanças foi a comunicação visual. A nova identidade visual traz a sergipanidade, em modelo mais estilizado. Para o presidente do CRF/SE, Marcos Rios, “a ideia é que não seja uma marca associada a uma gestão, mas aos farmacêuticos do Estado, algo transversal ao tempo e às gestões. Essa nova identidade nos ajudará a nos comunicar melhor com o nosso farmacêutico”. Cabe também acrescentar o fato de que, nesses cem primeiros dias, foram regularizados todos os processos administrativos fiscais, pendentes de julgamento desde julho do ano passado.

Ainda no mês de janeiro, em homenagem ao Dia do Farmacêutico (comemorado no dia 20), o CRF/SE realizou o I Seminário de Ciências Farmacêuticas, além de iniciar o projeto “Farmacêuticos na Comunidade”. Ambas as ações são iniciativas que buscam promover uma aproximação maior entre a instituição, os farmacêuticos e a sociedade, possibilitando assim um melhor serviço para a população. O Dia do Farmacêutico contou ainda com uma homenagem em forma de campanha que, veiculada nos ônibus coletivos, circulou em vários pontos da capital Aracaju, além de ser divulgada também nas redes sociais.

Além disso, foram promovidos outros cursos voltados para os farmacêuticos, entre eles o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o Curso de Licitações e Contratos administrativos e a VI Oficina de Farmácia Hospitalar; essa última tendo ocorrido este mês em parceria com a SBRAFH Sergipe. A nova diretoria foi a responsável por inscrever os servidores membros da Comissão de Licitações no curso de pregoeiros, o que atende à necessidade do Conselho de modernização dos seus processos de compra.

Outra novidade da gestão do Conselho é o investimento na capacitação dos seus funcionários e Conselheiros. Para isso, foram realizadas ações como o I Curso de Capacitação para Conselheiros e o I Curso de Formação Básica para Comissão de Tomada de Contas. Foi realizado ainda um Treinamento de Mídia, com o objetivo de melhorar o contato do CRF/SE com os veículos de Comunicação do Estado. O curso teve a participação de toda a Diretoria do Conselho e contou com a presença dos jornalistas Luciano Augusto e Valnísia Mangueira e do fonoaudiólogo Thiago Ferreira.

Ademais, com o intuito de identificar os problemas presentes no Conselho e promover uma maior aproximação entre os colaboradores da instituição, a nova diretoria também promoveu duas reuniões de Planejamento Estratégico e Participativo, as quais se configuram como uma medida necessária para a organização e crescimento do CRF/SE. Vale ainda ressaltar que esse Planejamento tem se dado também com a participação dos farmacêuticos, já que o CRF/SE disponibilizou durante 30 dias uma Consulta Pública, a partir da qual buscará entender melhor o perfil dos profissionais do estado e atender às suas necessidades.

Por fim, como de costume, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe também deu as boas-vindas a novos profissionais. Desde 8 de janeiro, 35 farmacêuticos participaram da cerimônia de juramento e entrega de carteiras.

Na visão de Marcos Rios, presidente do CRFSE, “esses dias foram de levantamento das demandas internas e reorganização dos fluxos, que refletirão mais a frente, em processos mais bem definidos. As mudanças serão gradativas. Não basta o desejo de querer mudar algo, sem estruturar o serviço para atender aquilo que desejamos. Assim, nossos próximos passos começarão a refletir diretamente nos processos do dia-a-dia, otimizando os serviços dentro do conselho e para melhor servir aos farmacêutico”.

Confira essas e outras informações no nosso informativo especial de cem dias de gestão, disponível clicando aqui.