CURSO SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS É PROMOVIDO PELO CRF/SE

Na última quarta-feira, 28, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou em sua sede o curso e Licitações e Contratos Administrativos, ministrado por Aline dos Santos Cardeal, bacharel em Direito e chefe da divisão administrativa e financeira do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O intuito do curso foi, principalmente, capacitar o farmacêutico do serviço público e os funcionários do próprio Conselho a trabalhar de maneira mais eficaz e otimizada nos trâmites administrativos.

A ministrante Aline dos Santos Cardeal explicou que não é só o servidor que executa a licitação. Todo profissional, no fim das contas, está envolvido e deve conhecer o mínimo dos aspectos da licitação. “Espero que a parti r de agora, com o curso, sejam adotadas novas práticas de trabalho, que tragam melhorias em para o âmbito da farmácia e para a administração do Conselho. Que avance e que todos comecem a adotar modalidades que não adotavam antes. Espero que todos tenham tirado suas dúvidas. Para mim, foi uma tarde ótima de troca de experiências”, afirma Aline.

Para Neide de Souza, contadora do CRF/SE, o curso explicou  a realizar de forma correta a formalização dos processos. “O curso ajudou com várias dicas, não só para mim, mas para todos os setores do Conselho. Foi muito proveitoso e eu tenho certeza que vai enriquecer o nosso trabalho aqui dentro. Foi uma tarde de amplo debate e um curso totalmente voltado para as questões internas do Conselho”, disse Neide.

O CRF/SE entende que o conhecimento sobre licitações públicas é de suma importância a todo profissional farmacêutico que trabalha no serviço público, seja municipal, estadual ou federal. Segundo Fábio Ramalho, Diretor Tesoureiro do Conselho, esse é um conhecimento cobrado na prática aos farmacêuticos, mas pouco visto na academia, por isso a oferta do curso. Fábio adiantou que o CRF vai promover uma segunda edição no dia 30 de maio, com a mesma ministrante.

O diretor Tesoureiro também comentou sobre a importância desse curso para o próprio CRF/SE, que visa implementar o processo de pregão para as aquisições de compras  do Conselho: “Esse evento foi um pontapé inicial para revisar todo o conhecimento sobre licitações. Logo estaremos oferecendo um curso de pregoeiro para os funcionários do Conselho. É importante destacar que esse evento contou com a participação dos funcionários de carreira do CRF/SE, dos diretores e, também, da classe farmacêutica. O Conselho reconhece a importância dessa modernização e adequação à legislação atual. Gostaria de agradecer a presença de todos”.