Farmacêuticos destacam a importância do curso de primeiros socorros


O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) realizou no dia 27 de setembro o curso de primeiros socorros. A capacitação tem por objetivo preparar o farmacêutico para situações emergenciais. Participaram do curso cerca de 50 farmacêuticos.
 

Para a farmacêutica Eline Fontes o curso serviu para agregar mais conhecimentos. Ela também destaca a necessidade do curso está inserido na grade curricular. “Todo curso de saúde deveria ter uma matéria só de primeiros socorros”, afirma. Segundo Eline, as informações passadas no curso são importantes para prestar socorro. Em cinco anos de profissão já presenciou desmaios e crises epilépticas, situações em que essas informações seriam essenciais para salvar vidas.

 

Durante o curso, os farmacêuticos aprenderam técnicas simples de como socorrer  uma pessoa em caso de emergência. A enfermeira Ivanna Leal, ministrante do curso, explica que o enfoque foi a ressuscitação cardiopulmonar. “Este tema foge dos acidentes mais comuns que a maioria já sabe o que fazer. Durante as aulas foram repassadas instruções que além de atualizar o profissional pode ajudar a salvar vidas”, cometa a enfermeira.


Um dos assuntos que despertou a atenção da farmacêutica Alessa Vasconcelos foi o novo manual de normas a serem seguidas da Associação do Coração. “O novo manual mostrou que algumas manobras já estão ultrapassadas. O curso é importante, principalmente, para manter o profissional atualizado”, afirma Alessa.