V CONGRESSO DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA CHEGA AO FIM COM SUCESSO

O encerramento do V Congresso de Farmácia Comunitária marcou a noite do último sábado, 13 de maio, após três dias de palestras, discussões e engajamento do público. Organizado pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC/SE), com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SE), o evento contou com mais de 500 inscrições e mais de trinta palestras.

Uma das palestras que abrilhantaram o último dia de evento foi a sobre o “Perfil do Laboratório Clínico no Cuidado em Medicina Estética, Esportiva, Endócrina e Nuturóloga”, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Bacellar, Conselheiro Federal do Maranhão e Presidente da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Ao tentar integrar essas áreas, aparentemente distantes do farmacêutico, o objetivo da conversa foi desvendar as diversas frentes que o profissional da farmácia tem a possibilidade de trabalhar, atingindo satisfação e bons lucros. “A gente precisa fomentar a intervenção e o trabalho com qualidade de vida e longevidade”, afirmou o professor.

Outra palestra a se sobressair foi a do Prof. Dr. Wellington Barros da Silva (UFS), sobre “Prescrição na Farmácia Comunitária”. Em sua fala, o palestrante buscou responder às perguntas básicas de todos os farmacêuticos atuantes na farmácia comunitária. “Ele pode prescrever?”, “O que é necessário saber para efetuar a prescrição farmacêutica?” e “Como começar?” foram algumas das questões a serem debatidas.

O professor teve suas expectativas superadas pela organização do evento, principalmente pela abrangência do público. “É curioso, porque é um congresso que tem um aspecto local, mas que consegue ter uma abrangência nacional”, disse Wellington. “Esse ano, o congresso trouxe um palestrante internacional, o vice-presidente da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica, prof. Fernando Fernandes Limões, da Universidade de Lisboa. Ele veio, gostou do Congresso, inclusive, com a perspectiva de fazer parcerias entre a Sociedade Europeia de Farmácia Clínica e a classe de Sergipe”, contou.

Já para o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter João, os organizadores do congresso foram muito felizes em estabelecer o tema debatido este ano, voltado para a farmácia clínica. “Acho que o CRF/SE, tendo à frente  dra. Rosa Mariz e, também, a colega Vanilda Aguiar, Conselheira Federal, e os demais colegas que nos acompanham nessa caminhada estão verdadeiramente de parabéns. Foram muito felizes quando estabeleceram o tema para este congresso, totalmente voltado para a farmácia clínica”, afirmou. “É um novo desafio e isso é o futuro da nossa profissão. A farmácia clínica, o farmacêutico clínico. Nós podemos perceber em todos os temas apresentados durante esse congresso que as atribuições hoje dos farmacêuticos são totalmente voltadas para o cuidado à saúde das pessoas”, reiterou.

“Acho que a categoria farmacêutica de Sergipe também está de parabéns, com uma programação científica muito bem elaborada, palestrantes e professores renomados que estiveram em Aracaju, participando desse grande evento”, parabenizou Dr. Walter.