Emoção marca Comenda do Mérito Farmacêutico

O diretor tesoureiro do CRF-SE, Francisco de Assis de Aragão Feitosa recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia, maior honraria concedia pela Instituição, entregue anualmente a profissionais das 27 unidades da federação, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. A cerimônia foi realizada em Brasília, na última sexta-feira, 27, em uma solenidade de muita emoção pelo reconhecimento profissional dos homenageados.

Francisco de Assis é graduado pela Universidade Regional do Nordeste, na Paraíba, com pós-graduação lato sensu e especialização em Saúde Pública e da Família, também é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes, de Sergipe. Atuou como estagiário no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, em vários setores, com foco na área de parasitologia sistémica. Atualmente, leciona a disciplina Biologia na rede pública do Estado de Sergipe. Foi presidente do Instituto Parreiras Horta, diretor secretário e presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe e atualmente ocupa o cargo de diretor tesoureiro.

"Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento do Conselho Federal que me agraciou com a Comenda do Mérito Farmacêutico pelos meus serviços prestados à frente do Conselho, enquanto estive no cargo de Presidente e atualmente como Tesoureiro. Agradeço a Conselheira Vanilda Aguiar por me indicar e divido com todos os farmacêuticos sergipanos essa homenagem e também com todos os funcionários do CRF/SE. Vamos continuar trabalhado pela nossa classe", disse Francisco.

"Conquistas se alcançam com suor, trabalho e muita dedicação, e foi assim que Francisco conquistou o respeito da classe e esta medalha do Conselho Federal. Saiba que, este é o seu momento, você está recebendo o destaque que merece dentro da Classe Farmacêutica. Parabenizo pelo seu sucesso profissional e pela pessoa maravilhosa que você é, meu amor", declarou a esposa do diretor Tesoureiro, Marly Feitosa.

A presidente do CRF/SE, Rosa Mariz , também parabenizou Francisco pelos serviços prestados a comunidade e a classe farmacêutica. "Francisco dedica sua vida aos farmacêuticos, lutando e buscando melhorias para a classe. São mais de 25 anos de profissão e de muito engajamento, essa homenagem só representa o reconhecimentos que nós que convivemos de perto com ele já conhecíamos", ressaltou Rosa.

Outro homenageado bastante conhecido dos sergipanos foi o professor Divaldo Lyra, chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Pós-Graduação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Indicado pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, estado em que nasceu Divaldo contou que estava muito orgulhoso por receber a Comenda do Mérito Farmacêutico."Esse é o maior prêmio que o farmacêutico pode receber no Brasil. Para mim, esse reconhecimento é resultado de vinte anos de muito trabalho. Estou muito grato ao Conselho de Pernambuco, aos meus colegas, alunos e ex-alunos".

"Não tenho nem como expressar o meu sentimento hoje. Para mim é uma alegria imensa de ver meu filho receber essa homenagem. Os filhos são continuidade dos pais, estou muito feliz", contou o pai do professor Divaldo. Muito emocionada dona Mariel Lyra, mãe do professor Divaldo, falou que a Comenda foi um marco na carreira do filho."Meu filho fez uma escolha nobre em ser farmacêutico".

Em seu discurso, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacou que a profissão vive um histórico momento de expansão, de fortalecimento. "Os serviços farmacêuticos avançam, diversificam-se e têm a aprovação da opinião pública; o mercado empregador, apesar da crise econômica, não para de contratar profissionais e a autoridade técnica dos farmacêuticos está em processo de consolidação e reconhecimento social", assinalou.

Participaram da solenidade da Comenda do Mérito Farmacêutico, conselheira Federal, Vanilda Aguiar, a vice-presidente do CRF/SE, Clara Raissa Rocha, a secretária- Geral do CRF/SE, Alexandra Gomes, a conselheira Federal Suplente, Antônia Ricart, o membro da Comissão de Educação e Ensino e professor do curso de Farmácia, Wellington Barros, a professora da UFS, Francilene Silva e o farmacêutico, Fernando Henrique de Almeida.
Homenageados.

• Dra. Silvia Luciane Basso (AC)
  • Dr. Walfrido Bispo Júnior (AL)
  • Dra. Mie Muroya Guimarães (AM)
  • Dr. Márcio Silva de Lima (AP)
  • Dra. Edza Martins Brasil (BA)
  • Dr. Francisco Artur Cavalcante Filho (CE)
  • Dra. Josélia Cyntia Quintão Pena Frade (DF)
  • Dr. Rodrigo Alves do Carmo (ES)
  • Dra. Nádia Helena Garofo Rodrigues Pentiado (GO)
  • Dr. Luiz Mário da Silva Silveira (MA)
  • Dra. Cléia Maria Almeida Prado (MG)
  • Dr. João Batista Costa Neto (MS)
  • Dr. Alexandre Henrique Magalhães (MT)
  • Dr. Augusto Nelson Carvalho de Oliveira (PA)
  • Profa. Dra. Luciana Scotti (PB)
  • Prof. Dr. Divaldo Lyra Jr. (PE)
  • Dr. Raulino Firmino Ferreira (PI)
  • Dr. José dos Passos Neto (PR)
  • Dr. Marcus Vinicius Romano Athila (RJ)
  • Dr. Idivaldo Antônio Micali (RN)
  • Dr. João Dias de Oliveira Júnior (RO)
  • Dra. Jaildes de Araújo Lima (RR)
  • Dr. Alberi Adolfo Feltrin (RS)
  • Dr. Paulo Sérgio Teixeira de Araújo (SC)
  • Dr. Francisco de Assis de Aragão Feitosa (SE)
  • Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste (SP)
  • Dra. Marttha de Aguiar Franco Ramos (TO).