Itabaiana recebe mobilização contra Aedes aegipty


Todos contra o Aedes aegipty. Esse é o tema da Campanha Nacional de Mobilização Farmacêuticos em Ação, que após realizar três etapas em Aracaju e no município de Lagarto, seguiu até a cidade de Itabaiana para mobilizar farmacêuticos e toda a população.O evento que aconteceu na praça João Pessoa, no último sábado, 19, orientou transeuntes e disponibilizou serviços como aferição de pressão e distribuição de repelentes.

 

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Rosa de Lourdes Faria Mariz, Itabaiana é o centro comercial mais procurado do Estado e pensando na quantidade de pessoas que vão até a cidade para fazer compras, o CRF/SE optou pela realização no município. “Não haveria melhor opção para a realização desta etapa da mobilização do que a cidade de Itabaiana. Com a movimentação intensa de pessoas e os diversos casos já registrados na cidade das três doenças Zika, Chincungunya e Dengue, se fez necessário a nossa presença para alertar a população sobre o perigo da infestação dos transmissores”, explicou a Presidente.

 

A enfermeira Karem Emily Gomes, sentiu a necessidade de participar da mobilização em Itabaiana e se uniu aos farmacêuticos no combate ao Aedes. “Vejo que este trabalho desenvolvido por alguns órgãos públicos para combater esse mosquito, que vem causando sérios problemas de saúde no estado, é de grande importância para que a população possa compreender a necessidade de colaborar no que diz respeito as medidas de prevenção. Como enfermeira tenho certeza de que juntos podemos destruir esse mosquito, e trazer de volta à tranquilidade as nossas gestantes”, destacou Karem.

 

Para a população, receber a orientação é de extrema importância para garantir que o mosquito possa ser eliminado. Segundo, Maria Vanessa de Jesus, é necessário combater o mosquito, tendo em vista que já sentiu na pele os sintomas da Zika. “Aqui tem muito caso de Zika. Ainda hoje sinto os sintomas, fiquei com dedo inchado, com dor, manchas no corpo, até hoje tenho marcas o corpo por causa da Zika sem poder trabalhar", relatou. 

 

Para Heleno Nunes dos Santos aliar o combate ao mosquito Aedes aegipty com serviços como aferição de pressão é muito bom para a população. “Principalmente para as pessoas da melhor idade, essa mobilização é muito boa. A realidade é que é necessário promover essas ações e eu prestigio muito isso”, comentou Heleno.

 

O Coordenador de Endemias de Itabaiana, Edvaldo Maciel, destacou a importância de mobilizar a população itabaianense para o combate ao mosquito transmissor da Zika, Chincungunya e Dengue e que aterrorizou o estado no último ano. “Nós estamos, infelizmente, durante todo esse ano com índices altíssimos de casos na cidades e quando vocês promovem essas ação conjunta com panfletagem, músicas alusivas aqui na praça, a população sendo atendida, é bom. Essa pessoas que vieram aqui receber orientação levarão esse recado para casa, então para nós é um avanço”, disse.