CRF/SE alerta para os riscos do Diabetes


Nesta segunda-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) faz um alerta à população sobre os riscos da doença, que hoje no Brasil atinge mais de 12 milhões de pessoas. O país se encontra na quarta colocação em número de diabéticos no mundo, perdendo somente para a China, Índia e EUA.

 

A presidente do CRF/SE, Rosa Mariz, afirma que o diabetes é um sério problema de saúde pública em todo o planeta e explica que mesmo com o surgimento de novas tecnologias, como o pâncreas artificial, medidores de glicose que não precisam de picadas, insulina inalada, que dispensa o uso de agulha, a falta de conhecimento sobre o tratamento pode comprometer a saúde do paciente, podendo levar ao surgimento das comorbidades inerentes do descontrole glicêmico como: retinopatia, neuropatia, nefropatia, doenças cardiovasculares, amputação e disfunção erétil.

 

“O tratamento do Diabetes requer uma equipe multidisciplinar, da qual o farmacêutico, esta apto para fazer muito mais do que simplesmente dispensar medicamentos. O paciente diabético vai à farmácia, pelo menos uma vez ao mês, em busca de seus medicamentos de uso continuo para o controle da doença. O diabético tem mais contato com os farmacêuticos do que com os médicos.  O farmacêutico pode fazer a diferença, pois se encontra bem posicionado para aconselhar e educar os pacientes sobre o controle da doença e a prevenção, o farmacêutico é o primeiro a ver uma pessoa com, ou em risco de desenvolver diabetes, identificando os pacientes de alto risco”, ressalta a Presidente do CRF/SE lembrando a você que procure o seu farmacêutico e tire suas dúvidas sobre o diabetes.